Tapia ganha espaço no São Paulo, é chamado pelo Chile e recebe elogios de Crespo
Atacante atuou na vitória sobre o Vasco, foi chamado por Nicolás Córdova e pode desfalcar no clássico.
04/11/2025 10:27

Foto: Rubens Chiri / São Paulo /
Gonzalo Tapia iniciou a semana em alta no São Paulo. Titular na vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, o chileno aproveitou a vaga aberta com a suspensão de Luciano e participou ativamente da construção do resultado, com movimentação constante e disputas físicas no campo de ataque. A atuação rendeu elogios públicos de Hernán Crespo e foi seguida pela convocação para a seleção chilena, que enfrentará Rússia e Peru nos dias 15 e 18 de novembro. Em processo de afirmação no elenco, Tapia reforçou a disputa por minutos no setor ofensivo tricolor em plena reta final do Brasileirão.
Após o jogo, Crespo destacou a adaptação rápida do atacante ao ambiente do clube. O treinador ressaltou a origem do atleta, que chegou do River, e a postura no dia a dia de trabalho. “Estou muito feliz com o Gonza (Tapia), porque chegou a um clube grande como o São Paulo, vinha de outro clube grande como o River, mas chegou com muita humildade, com vontade de trabalhar”, destacou Crespo. Em São Januário, o camisa 14 prendeu a bola na frente, ganhou duelos e arriscou finalizações, elementos que ampliaram sua confiança interna.
Convocação do Chile e impacto na agenda do São Paulo
O bom momento teve sequência com o chamado do técnico interino Nicolás Córdova para os amistosos da seleção do Chile contra Rússia e Peru, marcados para 15 e 18 de novembro, em território russo. A agenda da Data Fifa pode interferir diretamente no planejamento do São Paulo, já que, mantida a data original do clássico contra o Corinthians em 19 de novembro, há possibilidade de ausência de Tapia em um compromisso relevante do campeonato. O clube monitora a logística de viagens e o tempo de recuperação do atleta entre os jogos internacionais e a retomada das competições nacionais.
Primeiro reforço indicado por Crespo em sua segunda passagem, Tapia foi contratado pela versatilidade para atuar tanto pelas pontas quanto no corredor central. Nas últimas seis partidas, esteve em campo e ganhou espaço em meio a baixas no ataque. Além do desempenho técnico, a conduta no CT agradou à comissão. “Logicamente aqui encontrou confiança nos companheiros, no corpo técnico e está trabalhando muito. Ele sabe que às vezes vai jogar, outras não, às vezes vai esperar, e é o tipo de jogador que essa comissão técnica quer. Que aceita estar fora e quando joga faz a diferença”, completou o técnico. O cenário aponta para manutenção do chileno na rotação ofensiva, de acordo com as necessidades táticas de cada partida.
Disputa por vaga e sequência no Brasileirão
Com a atuação diante do Vasco e a chamada para a seleção, Tapia reúne elementos que ampliam sua competitividade interna por vaga entre os titulares, sem afastar a possibilidade de alternância conforme o retorno de suspensos e lesionados. O jogador vive o melhor período desde que chegou ao clube e busca consolidar-se como opção regular de Crespo, compatibilizando a agenda da Data Fifa com o calendário do Brasileirão. O desempenho recente e a avaliação positiva do staff técnico indicam que, quando disponível, o atacante seguirá entre as primeiras alternativas do treinador para a reta decisiva da temporada.
0 x 0
JUV
0 x 0
INT
0 x 0
COR
0 x 0
VAS
0 x 0
CRU
0 x 0
BAH
0 x 0
FLA
0 x 0
MIR
0 x 0
FOR
0 x 0
SAN