Ronaldo Fenômeno quer se tornar presidente da CBF; veja
Ex-jogador e ídolo da Seleção Brasileira quer concorrer para ser o próximo presidente da entidade
18/11/2024 12:53 - Atualizado 18/11/2024 12:54
Ronaldo Fenômeno quer se tornar presidente da CBF
De acordo com o jornal Sport, da Espanha, Ronaldo Fenômeno tem interesse em se tornar presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ex-jogador afirmou que participará das próximas eleições, que ocorrerão em março de 2026.
Para poder concorrer ao cargo de presidente da entidade, no entanto, Ronaldo precisa cumprir alguns requisitos estabelecidos no estatuto da CBF. Veja:
- Se desfazer de projetos dentro do futebol, como vender sua parte do Real Valladolid, onde tem cerca de 80% das ações do clube;
- Ter o apoio por escrito de quatro federações estaduais de futebol;
- Ter o apoio de quatro clubes das séries A ou B para inscrever uma chapa;
- Convencer o colégio eleitoral a votar em maior número em sua candidatura.
Vale destacar que um colégio eleitoral, no universo do futebol brasileiro, é formado pelas 27 federações estaduais e 40 clubes das duas principais divisões do Brasil. Além disso, existem pesos diferentes nas votações:
- Votos de dirigentes de federações valem 3 pontos, cada;
- Dos 20 clubes da Série A têm peso 2, cada;
- Dos time da Série B, peso 1, cada.
Ronaldo Fenômeno planeja ser presidente da CBF e levar Pep Guardiola para a Seleção Brasileira.
O Fenômeno precisa do apoio de 4 federações estaduais e 4 clubes das Séries A e/ou B para inscrever uma chapa.
A eleição será no ano que vem. O presidente Ednaldo Rodrigues pretende… pic.twitter.com/yAcwGzuaGH
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) November 17, 2024
Ronaldo vem acumulando experiência no ‘ramo empresarial’ do futebol
Desde a época como jogador, o Fenômeno foi tecendo uma rede de contatos na elite empresarial, social e política do futebol. Atualmente, o craque é proprietário e presidente do Real Valladolid, clube espanhol.
Além disso, Ronaldo foi dono de um clube também no Brasil. Entre dezembro de 2021 e abril de 2024, deteve 90% das ações do Cruzeiro, até a compra do time mineiro pelo empresário Pedro Lourenço.
Projeto Guardiola
O principal movimento que Ronaldo pretende, caso assuma como presidente da CBF, é contratar Pep Guardiola, técnico do Manchester City, para treinar a Seleção Brasileira. Pep, inclusive, já estaria ciente do projeto.
Os dois foram companheiros de Barcelona em 1996 e 1997. Inclusive, não é a primeira vez que o nome do treinador espanhol aparece como futuro comandante da Seleção Brasileira. Quando a Canarinho vivia um momento de instabilidade, há alguns meses, Guardiola foi um dos nomes especulados, junto com Carlo Ancelotti, do Real Madrid.
Contudo, o treinador nunca escondeu o desejo de treinar uma seleção. O contrato dele com o Manchester City termina em junho de 2025, e caso Ronaldo seja de fato presidente da CBF, é algo que poderia ser possível.
Leia mais: Brasil enfrenta o Uruguai, algoz recente, pelas Eliminatórias