SÉRIE A

Copa do Brasil: tabu de 30 anos está em jogo

Um dos quatro semifinalistas carrega 'trauma' em relação ao adversário

01/10/2024 18:00 - Atualizado 01/10/2024 12:53

Thais Magalhães/CBF

Depois de uma longa corrida para chegar a fase semifinal, Atlético, Corinthians, Flamengo e Vasco buscam, agora, uma vaga na decisão da Copa do Brasil. Para um deles, seguir vivo na competição está além de poder vencer o torneio, mas também deixar um tabu que já dura três décadas.

 

Atlético e Vasco já se enfrentaram, em dois anos consecutivos, na mesma fase da Copa do Brasil. Porém, nas oportunidades em questão, ambas ocorreram pelas quartas de final. Um deles saiu vitorioso tanto em 1994 quanto em 1995.

 

O carioca leva a vantagem no confronto. Isso porque eliminou o Atlético nas únicas vezes em que teve o Galo como adversário na Copa do Brasil.

 

No ano em que a Seleção Brasileira conquistou o tetracampeonato mundial, o Gigante da Colina despachou o Atlético da Copa do Brasil depois de vencer os dois jogos eliminatórios. No Rio, 3 a 1, de viradas; já em BH, um elástico 4 a 3 a favor dos cruzmaltinos, que avançaram às semifinais.

 

Cenário seguiu a favor dos cariocas

 

No ano seguinte, o Galo até chegou a superar o Vasco na capital fluminense: 1 a 0. O mesmo placar se repetiu, porém, a favor dos cruzmaltinos, que levaram a melhor na disputa por pênaltis.

 

Portanto, se o Galo quiser decidir o título da Copa do Brasil pela segunda vez na década, correndo atrás do terceiro título em sua história, terá que bater o time de Rafael Paiva, que deve contar com a presença de Philippe Coutinho na Arena MRV.

 

Fato curioso, porém, chama atenção

 

Em ambos os anos, o Vasco elimina o Atlético mas não segue na competição. Em 1994, o Gigante da Colina enfrenta o Grêmio na semifinal e é derrotado. O próprio Tricolor Gaúcho, inclusive, se torna o campeão da Copa do Brasil.

 

Já em 1995, a situação se repete. O Vasco é superado pelo Corinthians na fase semifinal e, na decisão, bate o mesmo Grêmio, que naquele momento, era o detentor do torneio.

Mais Noticias