Jogadores do Atlético comentam adaptação ao gramado sintético
Estádio do Galo estreia novo piso artificial em treinamento com elogios dos atletas; estreia oficial será contra o Fluminense pelo Brasileirão
04/05/2025 17:25 - Atualizado 04/05/2025 18:39

Elenco alvinegro treina no novo gramado sintético da Arena MRV – (Foto: Pedro Souza / Atlético)
O Atlético-MG realizou, na manhã do último sábado (3), o primeiro treinamento no novo gramado sintético da Arena MRV, que passará a ser o piso oficial do estádio alvinegro. A atividade, comandada pelo técnico Cuca, marcou o início da adaptação da equipe ao novo terreno, que será utilizado pela primeira vez em uma partida oficial no dia 11 de maio, contra o Fluminense, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025.
Ver essa foto no Instagram
Após o treino, os jogadores destacaram a qualidade do gramado e como ele pode beneficiar o estilo de jogo da equipe. O atacante Rony, com experiência anterior no sintético do Allianz Parque, elogiou o novo piso:
“Parabenizar a todos que trabalharam para entregar o gramado pra gente hoje. Ficou tudo muito legal, é sensacional. Eu particularmente gosto muito de jogar no sintético pela velocidade que ele dá ao jogo. Acredito que vai nos ajudar bastante, pelo nosso estilo de posse de bola.”
Rony também comparou o gramado da Arena MRV ao do Palmeiras:
“Dá diferença sim. Aqui é mais baixinho, e as borrachas são diferentes. No Palmeiras a borrachinha era maior, mas a diferença é mínima. De toda forma, o gramado sintético proporciona vantagens para o nosso estilo de jogo.”
Outro atleta que comentou a novidade foi o meio-campista Rubens, que elogiou a qualidade do piso e afirmou que a adaptação está em andamento:
“É diferente! Já atuamos em outros campos sintéticos, mas deu pra ver que a qualidade está boa. Não ficou um gramado duro, ficou bom. Espero que possamos começar com o pé direito, com uma vitória, e ir nos acostumando.”
Obra e especificações técnicas
A substituição do gramado natural pelo sintético exigiu uma elevação de cerca de 70 centímetros na base do campo. Foram utilizados aproximadamente 8,4 mil metros cúbicos de brita, além da instalação de uma camada de shockpad, material responsável pela absorção de impacto, trazendo mais segurança e conforto para os atletas.
Experiência prévia ajuda na adaptação
Boa parte dos reforços do Atlético para a temporada 2025 já atuava em campos com gramado sintético. Além de Rony, também possuem essa experiência Gabriel Menino, Patrick e Caio Paulista (Palmeiras), Cuello (Athletico-PR) e Junior Santos (Botafogo). A familiaridade desses atletas com esse tipo de piso pode acelerar o processo de adaptação coletiva do elenco.
Com a estreia oficial do novo gramado marcada para a próxima rodada do Brasileirão, a expectativa da diretoria e da comissão técnica é que o sintético possa representar uma vantagem competitiva em jogos em casa, valorizando a posse de bola e a velocidade nas transições ofensivas.