Busca

CBF/Seleção

Veja quais clubes devem boicotar eleição para presidente da CBF

Apoiadores de Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista, não vão comparecer ao pleito da entidade neste domingo; entenda

22/05/2025 08:48

Novo presidente da CBF será anunciado neste domingo (25), em pleito na sede da entidade

Novo presidente da CBF será anunciado neste domingo (25), em pleito na sede da entidade

Foto: Divulgação/CBF

Um grupo formado por 20 clubes entre as duas primeiras divisões do futebol brasileiro anunciou que irá boicotar a eleição para presidente da CBF. As equipes não terão representantes no pleito deste domingo (25) em protesto.

 

Em nota oficial, os dirigentes contestam a condução do processo eleitoral da entidade para encontrar um substituto a Ednaldo Rodrigues. Segundo o grupo, falta democracia, transparência e representatividade na eleição.

 

No domingo, Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense, deve se eleger como novo presidente da Confederação. Com o apoio de 25 federações e 10 clubes, todavia, ele inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos.

 

 

O atual presidente da Federação Paulista conta com o suporte de 29 equipes, mas apenas duas federações, o que impede o registro da chapa.

 

“Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”, diz a nota.

 

Dessa forma, 20 clubes entre as Séries A e B do futebol brasileiro assinaram o comunicado de boicote à eleição para presidente da CBF. Veja a lista de quem participa do protesto nesta semana:

 

  • Série A: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Santos, São Paulo e Sport;
  • Série B: América, Athletico, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Cuiabá, Goiás e Novorizontino.

 

No entanto, nove times que votariam em Reinaldo Carneio Bastos não participam do protesto até então. Atlético, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Operário-PR, Vila Nova e Vitória devem participar do pleito na sede da entidade.

 

Apenas o Athletic-MG se mostra neutro na ocasião, sem declarar voto para qualquer lado.

 

Leia mais: Confirmado: Ancelotti não convocará Endrick; saiba o motivo

 

A eleição da CBF acontece no domingo (25), no Rio de Janeiro e vai eleger Samir Xaud para um mandato de quatro anos, entre 2025 e 2029. O médico de 41 anos vai assumir o posto de Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo na última semana.

Mais Noticias