Veja quais clubes devem boicotar eleição para presidente da CBF
Apoiadores de Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista, não vão comparecer ao pleito da entidade neste domingo; entenda
22/05/2025 08:48

Novo presidente da CBF será anunciado neste domingo (25), em pleito na sede da entidade
Foto: Divulgação/CBF
Um grupo formado por 20 clubes entre as duas primeiras divisões do futebol brasileiro anunciou que irá boicotar a eleição para presidente da CBF. As equipes não terão representantes no pleito deste domingo (25) em protesto.
Em nota oficial, os dirigentes contestam a condução do processo eleitoral da entidade para encontrar um substituto a Ednaldo Rodrigues. Segundo o grupo, falta democracia, transparência e representatividade na eleição.
No domingo, Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense, deve se eleger como novo presidente da Confederação. Com o apoio de 25 federações e 10 clubes, todavia, ele inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos.
Alguns clubes anunciaram não vão votar nas eleições da CBF! 🚨🇧🇷
No comunicado, os clubes pedem “democracia, transparência e representatividade” e dizem discordar do processo eleitoral.
Eles também falam que os clubes estarão prontos para conversar com a nova gestão, para que… pic.twitter.com/ffObRrbDGg
— DataFut (@DataFutebol) May 22, 2025
O atual presidente da Federação Paulista conta com o suporte de 29 equipes, mas apenas duas federações, o que impede o registro da chapa.
“Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”, diz a nota.
Dessa forma, 20 clubes entre as Séries A e B do futebol brasileiro assinaram o comunicado de boicote à eleição para presidente da CBF. Veja a lista de quem participa do protesto nesta semana:
- Série A: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Santos, São Paulo e Sport;
- Série B: América, Athletico, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Cuiabá, Goiás e Novorizontino.
No entanto, nove times que votariam em Reinaldo Carneio Bastos não participam do protesto até então. Atlético, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Operário-PR, Vila Nova e Vitória devem participar do pleito na sede da entidade.
Apenas o Athletic-MG se mostra neutro na ocasião, sem declarar voto para qualquer lado.
Leia mais: Confirmado: Ancelotti não convocará Endrick; saiba o motivo
A eleição da CBF acontece no domingo (25), no Rio de Janeiro e vai eleger Samir Xaud para um mandato de quatro anos, entre 2025 e 2029. O médico de 41 anos vai assumir o posto de Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo na última semana.