Vasco solicita à prefeitura expansão do VLT até o estádio de São Januário
Clube busca ampliar rota em 500 metros para atender demanda de público prevista com a reforma do estádio e beneficiar a comunidade local
26/11/2025 12:39
Vasco solicita à prefeitura expansão do VLT até o estádio de São Januário
Membros do Conselho Consultivo do Vasco, grupo encarregado de supervisionar o projeto de reforma do estádio de São Januário, formalizaram a intenção de solicitar à Prefeitura do Rio de Janeiro uma alteração estratégica no plano de mobilidade urbana da região de São Cristóvão. O objetivo central da diretoria cruzmaltina é expandir a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que já está prevista para o bairro, fazendo com que o transporte chegue mais próximo ao complexo esportivo. A reunião que definiu essa pauta ocorreu na sede da Lagoa, onde foram debatidas as intervenções necessárias nos arredores da arena para suportar o novo empreendimento.
A justificativa técnica para o pleito baseia-se no aumento substancial de público esperado após a conclusão das obras de modernização. Embora a capacidade final ainda não tenha sido oficialmente decretada, as projeções indicam que o estádio poderá receber mais de 40 mil espectadores, o que dobraria o fluxo atual de torcedores em dias de jogos. Pelo projeto original desenhado pelo Executivo municipal, a estação mais próxima do VLT ficaria a cerca de 900 metros de distância do estádio. A proposta do clube é estender esse trajeto em aproximadamente meio quilômetro, facilitando o acesso e a dispersão da multidão, além de integrar melhor o estádio à malha de transporte da cidade.
Investimento no entorno e legislação
Durante o encontro, foi discutida a base legal que sustenta os investimentos na área externa ao estádio, vinculada à transferência do potencial construtivo. Renato Brito, 2º vice-presidente Geral do Vasco, esclareceu a obrigatoriedade desses aportes financeiros na região vizinha ao clube. “Desde a primeira redação da lei (termo da venda do potencial construtivo), já tínhamos que destinar 6% ao entorno”, afirmou o dirigente ao comentar sobre as contrapartidas exigidas. Essa verba seria fundamental para viabilizar as melhorias de infraestrutura urbana necessárias, incluindo o suporte à expansão do transporte público.
Além das questões logísticas de mobilidade, a reunião abordou o impacto social na comunidade vizinha, historicamente ligada ao clube e conhecida como Barreira do Vasco. O Conselho Consultivo pretende que um programa voltado para melhorias habitacionais seja implementado na localidade, aproveitando o momento de renovação urbana. A demanda pela extensão do VLT e as questões sociais deverão ser apresentadas diretamente ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, Osmar Lima, para que o poder público analise a viabilidade técnica e orçamentária das alterações solicitadas no projeto original.
Cronograma e equipe técnica
O projeto de reforma e modernização de São Januário conta com a assinatura de uma equipe técnica composta pelos arquitetos e especialistas Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias. A expectativa interna da diretoria é que as intervenções físicas no estádio tenham início no próximo ano, transformando o local em uma arena multiuso. A integração eficiente com o sistema de VLT é considerada um pilar essencial para o sucesso operacional do novo estádio, garantindo que a infraestrutura de transporte do Rio de Janeiro acompanhe o crescimento da demanda gerada pelo equipamento esportivo renovado.
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