Torcida do Palmeiras espalha cartazes antes de enfrentar o Cerro: “CONMEBOL racista”
Duelo desta quarta-feira marca o reencontro com o clube protagonista no caso de racismo contra Luighi
09/04/2025 20:00 - Atualizado 09/04/2025 20:55

Palmeiras protesta contra o racismo após caso na CONMEBOL Libertadores Sub-20
Foto: Marcos Robolli
A torcida do Palmeiras distribuiu cartazes papéis como protesto antes da partida desta quarta-feira (09), contra o Cerro Porteño, pela CONMEBOL Libertadores. O principal motivo de revolta é justamente as ações de combate da entidade contra o racismo.
Em postes, placas e muros é possível ver frases criticando as punições que a confederação aplica aos clubes por episódios racistas.
“Conmebol racista”; “Racismo não! Estamos atentos!”, diz os cartazes dos torcedores palmeirenses.
O duelo no Allianz Parque marca um reencontro com o clube paraguaio, protagonista no caso de racismo contra o jovem Luighi, do Verdão, na Libertadores Sub-20. O crime ficou marcado pela forte entrevista do atacante de 19 anos após o jogo.

Torcida do Palmeiras espalha cartazes em protesto contra a CONMEBOL — Foto: Reprodução
Depois do episódio, não apenas a diretoria alviverde, mas também outros clube da LFU e da Libra fizeram fortes denúncias à CONMEBOL pela ‘passividade’ nas punições em atos racistas. Todavia, até então, nada mudou.
Luighi desabafando após sofrer um caso de racismo em uma competição da @CONMEBOL.
Toda força ao Luighi.
— DataFut (@DataFutebol) March 7, 2025
Na estreia do Palmeiras nesta CONMEBOL Libertadores, quando venceu o Sporting Cristal, torcedores registraram um novo caso nas arquibancadas. Um torcedor peruano imitou um macaco em direção aos palmeirenses, mas foi identificado pelas autoridades.
O Alviverde venceu o duelo, fora de casa, por 3 a 2, com o gol decisivo de Richard Ríos nos acréscimos.
Leia mais: Palmeiras x Cerro: rivalidade recente e atrito dominam clima; entenda
Após se classificar nos chamados ‘playoffs’ da Libertadores, o Cerro Porteño, coincidentemente, caiu no grupo do Palmeiras. Na primeira rodada do Grupo G, contra o Bolívar, os paraguaios venceram por 4 a 2.