TJD denuncia 4 atletas por confusão em Flamengo x Botafogo
Briga generalizada começou após o apito final e só terminou na zona mista do Maracanã
14/02/2025 23:31

Jogadores de Flamengo e Botafogo podem pegar de 1 até 12 jogos por briga
Foto: Vítor Silva/Botafogo
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) formalizou uma denuncia para quatro jogadores envolvidos na briga generalizada no clássico entre Flamengo e Botafogo. Ambos irão a julgamento na próxima semana.
A denúncia inclui dois nomes de cada lado: Cleiton e Gerson, pelo lado flamenguista, Alex Telles e Barboza, pelo lado botafoguense. Em campo, pelo Carioca, três deles receberam cartão vermelho — sendo Telles a exceção.
Os zagueiros Cleiton e Barboza se enquadram no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que cita a prática de “agressão física durante a partida”. Eles podem ser suspensos de 4 a 12 partidas.
Contudo, o artigo também cita que, em caso de agressão que resulte em lesão corporal grave, a pena varia entre 8 e 24 jogos.
Briga no final de Flamengo x Botafogo teve jogadores expulsos e Barboza, do Alvinegro, com a boca sangrando. pic.twitter.com/nn3j16SDFQ
— ge (@geglobo) February 13, 2025
Gerson, no entanto, deve pegar uma punição mais leve. O TJD denunciou o meia do Flamengo no artigo 250, por praticar “ato desleal ou hostil”, e a suspensão é entre 1 e 3 partidas.
Já Alex Telles, do Botafogo, está enquadrado no artigo 243-F, quando há ofensa à honra por fato relacionado ao jogo. O lateral pode pegar uma pena de 1 a 6 jogos, além de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.
O julgamento dos jogadores de Flamengo e Botafogo acontecerá no dia 19 de fevereiro, quarta-feira, na sede do Tribunal.
Leia mais: Botafogo abre o bolso e investe pesado por jóia do Grêmio
De acordo com a súmula do árbitro Bruno Mota Correia, a confusão se iniciou após Barboza provocar Bruno Henrique, ainda em campo, logo após o fim do jogo. Cleiton recebeu o vermelho por dar um soco no zagueiro botafoguense, enquanto Gerson por trocar empurrões.