Título do Flamengo abre G7 no Brasileirão; entenda o cenário
Conquista da Copa do Brasil pelo Fla abre mais uma vaga para a Libertadores do ano que vem; briga no meio da tabela fica acirrada
11/11/2024 08:33
Conquista da Copa do Brasil pelo Fla abre G7 no Brasileirão
O título da Copa do Brasil conquistado pelo Flamengo no último domingo, diante do Atlético, influenciou diretamente na briga pela Libertadores do ano que vem. Ao vencer o torneio, o Rubro-Negro se classificou diretamente para a competição continental do ano que vem, abrindo um G7 pelo Brasileirão.
Hoje, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Flamengo e São Paulo (praticamente) estão garantidos na próxima edição da Libertadores. Disputam a sétima vaga Cruzeiro (7º), Bahia (8º), Vasco (9º) e Atlético (11º). O Galo, inclusive, tem mais chances do que o clube carioca, pois tem dois jogos a menos no campeonato nacional.
G7 pode ainda virar G9
Contudo, na melhor das hipóteses, duas vagas no Brasileirão ainda podem aparecer. Afinal, o Botafogo, já classificado matematicamente para a próxima Libertadores, jogará a decisão do torneio contra o Atlético, no dia 30 de novembro. Caso o Glorioso seja campeão, um ‘espaço’ a mais fica disponível.
Sem contar também o Cruzeiro, que está na final da Copa Sul-Americana e atualmente é o sétimo colocado no Campeonato Brasileiro. Se a Raposa se mantiver entre os sete primeiros e vencer a competição continental, outra vaga se abre.
Assim, Botafogo e Cruzeiro sendo campeões da Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, o que é G7 pode se tornar um G9, com nove Brasileiros na competição mais importante do continente na próxima temporada.
Leia mais: Hulk lamenta vice e projeta final da Libertadores: “jogo da vida”