São Paulo vence de virada e joga Grêmio no Z-4
Time paulista dominou as ações no Morumbi e buscou o resultado com gols de Arboleda e André Silva, de pênalti
18/05/2025 10:08

São Paulo vence Grêmio pela 9ª rodada Brasileirão (Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulo)
O São Paulo fez seu dever de casa e venceu o Grêmio de virada, na noite deste sábado (17), diante de 34 mil pessoas, no Morumbi, pela 9ª rodada do Brasileirão. O time paulista dominou praticamente todo o duelo e derrotou o Imortal por 2 a 1. Arboleda e André Silva, de pênalti, marcaram para os donos da casa, enquanto Aravena abriu o placar para os gaúchos.
+ Leia mais: “Mano Menezes é liberado pelo Grêmio após tragédia familiar”
O resultado afastou o São Paulo da parte de baixo da tabela e foi fundamental para baixar a pressão sobre o trabalho do técnico Luis Zubeldía. A equipe chega à sua segunda vitória na competição, chegando aos 12 pontos.
A derrota deixou o Grêmio dentro da zona de rebaixamento. O time gaúcho permanece com 9 pontos e abre o Z-4 do Campeonato Brasileiro.
1º Tempo
O São Paulo criou diversas oportunidades, mas não marcou. Além do chute de André Silva, foram pelo menos mais três boas chances da equipe de Zubeldía, que não conseguiu converter também com Lucas Ferreira e Luciano.
Já o Grêmio, dirigido por Sidney Lobo neste sábado, abusou da eficiência. Monsalve achou ótimo passe para Aravena de Pablo Maia para puxar contra-ataque letal e abrir o placar. Monsalve achou ótimo passe para Aravena, que arrancou, invadiu a área e bateu de perna esquerda para fazer 1 a 0 para os visitantes.
2º Tempo
O São Paulo retornou ainda melhor na segunda etapa. Logo aos 3 minutos, Enzo Díaz cobrou falta na medida para Arboleda desviar de cabeça e igualar o placar no Morumbi. O Grêmio nem teve tempo de trabalhar a vantagem a partir do intervalo.
Com tudo igual, os paulistas aumentaram ainda mais o volume de jogo, enquanto os gremistas apostavam nos contra-ataques. Foi assim que, aos 30 minutos, Marlon saiu cara a cara com Rafael, que salvou o São Paulo de tomar o segundo gol.
Porém, a virada do São Paulo não demoraria muito. Aos 32 minutos, Luciano caiu na área após contato com Camilo, e a arbitragem assinalou pênalti (só confirmado após revisão do VAR). André Silva deslocou Tiago Volpi na cobrança e deu a vitória ao São Paulo.
O Grêmio ainda teve a chance de empatar no último minuto com Wagner Leonardo, que parou em Rafael.
Entrevistas
Luis Zubeldía
O técnico do São Paulo elogiou atuação do São Paulo.
“Se olhar os números frios, acho que tivemos 20 finalizações, quatro chances claras, contra três deles. Não sei se eles estão mal ou se nós estamos muito bem, mas pode ter sido um mixZubeldías situações. Mas é difícil nesse futebol que haja tanta diferença na estatística”, declarou Zubeldía.
Sidney Lobo (auxiliar de Mano Menezes)
Sidney Lobo valorizou o jogo do Grêmio, principalmente no primeiro tempo.
“Era um jogo atípico porque o São Paulo precisava também do resultado e vinha com muita gente no campo ofensivo. Montamos uma estratégia justamente para neutralizar esses pontos fortes do São Paulo e conseguimos. Por mais que o São Paulo tivesse o volume, a gente conseguiu, através dos encaixes das linhas, sempre estar próximo e roubar essa bola e ter as condições de poder surpreendê-los no contra-ataque. Aconteceu a primeira parte”, disse Sidney.
Agenda
As duas equipes voltam suas atenções para a Copa do Brasil. O São Paulo viaja até Pernambuco para enfrentar o Náutico, na próxima terça-feira, às 21h30.
O Grêmio vai até Alagoas encarar o CSA também na próxima terça-feira, às 21h30.
+ Leia mais: “CBF lança uniformes exclusivos para a Seleção Feminina”