Renato Paiva explica gesto obsceno em vitória do Botafogo
Treinador afirma que gesto foi em tom de brincadeira para colega de comissão técnica
15/05/2025 11:19

Renato Paiva mostra dedo do meio em gol importante do Botafogo
Foto: Vítor Silva/Botafogo
A vitória do Botafogo sobre o Estudiantes, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, contou com um gesto obsceno do técnico Renato Paiva. Depois do gol de Artur, o português apontou o dedo do meio para o banco de reservas.
Na coletiva de imprensa após o jogo, o treinador explicou o lance e afirmou que não foi uma provocação à torcida ou ao banco rival.
“Houve uma discussão entre a minha equipe de tirar o Artur. Eu disse que não tiraria. “Ah, mas ele está em risco e desgastado”. Não vou tirar. O Artur faz o gol e eu fiz aquilo à boa maneira portuguesa para o meu colega. Que fique claro. Não queria fazer isso para a minha torcida ou qualquer outra”, disse o português.
Uma câmera exclusiva da transmissão flagrou o dedo do meio do comandante botafoguense e a imagem logo repercutiu nas redes sociais. Sob pressão no cargo e com risco de queda na Libertadores, o técnico conseguiu uma vitória importante.
Comemoração do técnico Renato Paiva no gol da vitória do Botafogo.
📸 Reprodução/Globo pic.twitter.com/qzJtPxOLwa
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 15, 2025
Rwan Cruz e Igor Jesus deram uma boa vantagem ao Botafogo de Renato Paiva, mas que foi por água abaixo com dois gols de Palacios para o Estudiantes logo em seguida. Já na marca de 40 do segundo tempo, Artur marcou um golaço para dar números finais.
O 3 a 2 no Nilton Santos revive o Glorioso no Grupo A da Libertadores e a equipe precisa de apenas uma vitória na rodada final para avançar. Um tropeço em casa para a Universidad de Chile, entretanto, causará a eliminação precoce.
“A torcida esteve 90 minutos apoiando os jogadores, mesmo nos momentos mais difíceis. Só se eu fosse estúpido, e não sou, que faria isso (o dedo do meio) para a torcida ou para o meu colega, que não me fez mal nenhum. Muito menos para o árbitro, corria o risco de me expulsarem”, completou Paiva.
Vice-líder do Grupo A com 9 pontos, o Estudiantes recebe o já eliminado Carabobo, na Argentina, pela última rodada, e deve alcançar os 12 pontos. A ‘La U’, líder da chave até aqui, tem 10, enquanto o Alvinegro vem logo atrás, com 9.
Leia mais: Libertadores já tem brasileiro eliminado na fase de grupos; entenda
O Botafogo volta a campo no próximo domingo (18), às 18h30, quando visita o Flamengo, no Maracanã, em clássico pela Série A.