Renato não se cala e ataca treinadores portugueses no Brasil
Ex-jogador e hoje, treinador, falou sobre oportunidades dadas à técnicos estrangeiros
27/03/2025 13:20 - Atualizado 27/03/2025 13:18

Lucas Uebel/Grêmio
O ex-treinador do Grêmio, Renato Gaúcho, avaliou o trabalho de treinadores portugueses no Brasil. Em entrevista à ESPN, o ídolo da torcida gremista, que também já comandou o Flamengo, em temporadas recentes, disse ser contrário à vinda dos profissionais.
Primeiramente, Renato citou a passagem de treinadores que tiveram, de fato, sucesso no futebol brasileiro. Jorge Jesus, em 2019, pelo Flamengo, venceu o Brasileirão e a Libertadores. Depois disso, Abel Ferreira, pelo Palmeiras, foi multicampeão e, até hoje, treina o Verdão.
“Com todo respeito aos treinadores portugueses, mas quantos foram vitoriosos aqui no Brasil? Do jeito que falam, parece que chegaram 100 treinadores portugueses aqui e 90 se deram bem. A paciência que a imprensa tem com treinador estrangeiro, não tem com brasileiro”, disse Renato.
O Brasileirão se inicia neste sábado (29). Atualmente, cinco portugueses, dos 20 clubes da Série A, estão à frente das equipes. Pepa, pelo Sport, que retornou à Série A, Renato Paiva, pelo Botafogo, Pedro Caixinha, pelo Santos, Abel, pelo Palmeiras e Leonardo Jardim, pelo Cruzeiro.
Para Renato, um brasileiro deveria liderar a seleção
Devido às dificuldades que Dorival Júnior enfrenta na Seleção Brasileira, nos últimos compromissos, um técnico estrangeiro pode assumir o Brasil. Carlo Ancelotti é um dos cotados para substituir o brasileiro. Renato, por sua vez, deixou claro que é contra tal atitude.
“Tem espaço para todo mundo. Pode ter certeza que o Brasil tem treinadores bons para a Seleção Brasileira e que entendem o futebol brasileiro, isso que é o mais importante. Até um treinador estrangeiro chegar e entender o futebol brasileiro… daqui a 1 ano é Copa do Mundo”, concluiu Renato.