Ranking coloca Veiga, do Palmeiras, entre os melhores do mundo
Craque do Verdão e Memphis, do Corinthians, superam números de estrelas mundiais como Salah e Musiala
24/12/2024 08:00 - Atualizado 22/12/2024 18:49
Raphael Veiga é o principal goleador do Palmeiras no século
O meia Raphael Veiga se tornou um dos grandes nomes do futebol brasileiro nas últimas temporadas, seja marcando gols ou conquistando títulos. Mas não é só no cenário nacional que o atleta do Palmeiras se destaca pelos números.
Um ranking internacional de jogadores coloca Veiga entre os melhores meias e atacante do planeta entre 2018 e 2024. Ele é o 22º entre os jogadores com melhor eficiência ofensiva no futebol mundial neste período.
O perfil ‘VisualGame’, no X (antigo Twitter), publicou a estatística que leva em consideração as oportunidades de gols e o número de tentos marcados nos últimos seis anos. Na tabela, o camisa 23 palmeirense tem 15.2 pontos, ou seja, ele marcou 15 vezes a mais do que o esperado.
17/18 to current, all comps where data is available.
Largest xG over and under performers, by total. pic.twitter.com/xVg6LrwbWe
— VisualGame (@avisualgame) December 17, 2024
Raphael Veiga está a frente de nomes como Wirtz, do Bayer Leverkusen, Salah, do Liverpool, e Musiala, do Bayern. Isso, todavia, sem considerar atletas que se quer aparecem entre os 42 melhores.
O líder do ranking é Lionel Messi, mais vezes vencedor da Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor do mundo O argentino possui incríveis 42 gols a mais do que o esperado, segundo os especialistas em análise do futebol.
Cada vez mais famoso nas métricas esportivas, o xG — sigla em inglês para gols esperados — avalia as chances de gols das partidas com base na dificuldade em acertar a meta adversária e superar o goleiro. Em resumo, quanto mais fácil uma finalização, maior será o seu ‘xG’.
Leia mais: Palmeiras mira nova jóia da base com fama de goleador para 2025
Outros dois nomes do futebol brasileiro aparecem na lista, mas em posições mais inferiores. São eles Memphis Depay, do Corinthians, e Facundo Torres, do próprio Palmeiras. O holandês da Fiel é o 25º do ranking, com 14 gols, enquanto o uruguaio recém contratado pelo Alviverde é o 33º, com 13 gols.