Qual a última vez que o Vasco disputou uma partida fora do Brasil?
Rafael Paiva e comandados podem quebrar tabu que já perdura há muitos anos
08/11/2024 15:29
Matheus Lima/Vasco
Depois de quatro anos, o Vasco pode voltar a disputar um torneio sul-americano. A última vez que o Gigante deixou o país para um compromisso internacional aconteceu em 2020. Na nona colocação, a equipe de Rafael Paiva ainda sonha, inclusive, com uma vaga na Libertadores.
Segundo o Departamento Matemático da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade para que o Vasco jogue a Sul-Americana, em 2025, é de 90,9%. Para a Libertadores, no entanto, as chances são mínimas, de 0,17%.
Contudo, para sonhar com a Libertadores, o Vasco precisa, no mínimo, estar na oitava colocação do Brasileirão. Ao fim da competição, é muito possível que um G-8 seja realidade.
Isso porque Atlético, Botafogo e Flamengo disputam, nas próximas semanas, títulos que dão vaga direto à competições internacionais. Galo e Urubu decidem, neste domingo (10), quem fica com a taça da Copa do Brasil.
Já no dia 30 de novembro, o mesmo Atlético encara o Botafogo, na final da Libertadores. O rival alvinegro é o líder do Brasileirão, e caso confirme o título, ainda assim, outra vaga para a primeira fase da Libertadores é cedida através do Brasileirão.
Cruzeiro também pode viabilizar vaga ao Vasco
Na final da Sul-Americana e uma posição acima do Vasco na tabela de classificação, o Cruzeiro, vencendo o Racing no dia 23, em Assunção, abre, automaticamente, mais uma vaga diretamente à Sul-Americana se caso permanecer entre os oito primeiros colocados.
Leia também: O que o Cruzeiro precisa para ir à Libertadores via Brasileirão? Veja