Protagonista nos últimos anos, Athletico liga alerta contra rebaixamento
Situação se agravou com recentes resultados negativos que se acumularam
08/10/2024 13:36
Vitor SIlva/Botafogo
O Brasileirão, para muitos jogadores, treinadores e jornalistas, é o torneio disputado em formato de pontos corridos mais competitivo do mundo. É preciso muito cuidado para não se assustar, já ao fim da temporada, tendo que lutar contra um descenso improvável. Este é o caso do Athletico.
É o caso do Athletico, que ligou o alerta contra o rebaixamento. O Furacão, que há poucos dias atrás disputava uma vaga na semifinal da Sul-Americana, se vê ameaçado pelo fantasma da Série B.
Na 15ª posição, com 31 pontos somados em 27 jogos disputados, o Athletico é visto como um dos protagonistas do futebol brasileiro já há algum tempo. Mesmo assim, tem apenas dois tentos a mais que o Vitória, o primeiro time a ocupar a zona do rebaixamento.
Por outro lado, a situação fica mais alentadora quando observamos o número de jogos que possíveis concorrentes já possuem. Apenas o Fluminense, 16º colocado, tendo 30 pontos, possui 28 jogos; todo o restante próximo ao Furacão na tabela já disputaram 29 partidas.
Athletico tem compromissos de ‘seis pontos’
Ainda assim, dos próximos quatro compromissos do Athletico pelo Brasileirão, três são diante de adversários que também lutam pela permanência na primeira divisão do futebol nacional: Corinthians, em São Paulo, Fluminense, no Rio e Vitória, na Ligga Arena.
Além destes, o Furacão encara o Atlético-GO, virtual rebaixado, e volta a encarar o Fluminense, em seus domínios.
O Athletico tem, hoje, 23,9% de chances para ser rebaixado, segundo o Departamento Matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contudo, mesmo sendo um número não tão agravante, é preciso começar a somar pontos antes que a situação fique ainda pior.
Leia também: Convocados desfalcam Galo e Grêmio em confronto adiado pelo Brasileirão; veja nomes