SÉRIE A

Penta da Copa do Brasil, Flamengo é o segundo maior campeão nacional; veja o ranking

Rubro-negro se junta ao Grêmio com cinco títulos da Copa, mas segue atrás do Cruzeiro

11/11/2024 20:20 - Atualizado 11/11/2024 20:22

Flamengo conquistou o penta da Copa do Brasil no último domingo (10)

Flamengo conquistou o penta da Copa do Brasil no último domingo (10)

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Flamengo venceu o Atlético dentro da Arena MRV, no último domingo, e se sagrou campeão da Copa do Brasil 2024. Essa é a quinta conquista do rubro-negro na competição, chegando a 16 títulos nacionais.

 

A vitória aumenta a lista de taças do time carioca nas últimas temporadas. Desde 2019, são 13 conquistas entre campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. Se tratando de Copa do Brasil, o Flamengo empatou com o Grêmio, outra equipe pentacampeã. Apenas o Cruzeiro possui mais taças: 6 no total.

 

 

 

No cenário de competições da CBF, o rubro-negro fica atrás apenas do Palmeiras, sendo o segundo maior campeão nacional. O rubro-negro possui 16 títulos contra 20 do clube paulista. O Flamengo possui oito conquistas do Brasileirão, cinco da Copa do Brasil, duas da Supercopa e uma Copa dos Campeões.

 

Nos últimos anos, as duas equipes foram protagonistas das principais conquistas do futebol brasileiro. O alviverde, porém, ainda pode aumentar sua lista se vencer o Brasileirão deste ano. São 4 pontos de diferença para o líder Botafogo, entretanto, com um confronto direto marcado para o fim do mês.

 

Completando o top-3 de maiores campeões nacionais está o Corinthians, com 12 taças vencidas, mas o alvinegro não vence um torneio nacional desde 2017.

 

Leia mais: Hulk chama craque do Flamengo de “moleque” em derrota do Atlético

 

Veja o ranking de maiores campeões nacionais:

 

  1. Palmeiras — 20 títulos

  2. Flamengo — 16 títulos*

  3. Corinthians — 12 títulos

  4. Cruzeiro — 11 títulos
  5. Santos e Grêmio — 9 títulos
  6. São Paulo — 8 títulos
  7. Atlético — 7 títulos
  8. Fluminense e Vasco — 6 títulos
  9. Botafogo e Internacional — 4 títulos
  10. Athletico, Sport, Coritiba, Paysandu, Criciúma, América, Bragantino, Atlético-GO, Sampaio Corrêa e Vila Nova — 3 títulos
  11. Bahia, Juventude, Guarani, Goiás, Paraná, Joinville, Paulista-SP, Brasiliense, União São João, Tuna Luso, Mirassol, Ituano, Operário-PR, Ferroviário-CE e Volta Redonda — 2 títulos
  12. Chapecoense, Fortaleza, Portuguesa, Vitória, Londrina, Gama, Avaí, Remo, Santa Cruz, Náutico, ABC, CSA, América-RN, Amazonas, Santo André, Inter de Limeira, Uberlândia, Tupi, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Juventus, Novorizontino, XV de Piracicaba, Oeste, União Barbarense, Villa Nova-MG, Tombense, Boa Esporte, Brusque, Olaria, Macaé, Campo Grande-RJ, São Raimundo-PA, Guarany de Sobral, Aparecidense-GO e Retrô — 1 título

 

O ranking leva em consideração as conquistas das quatro primeiras divisões nacionais, além da Copa do Brasil, Supercopa e Copa do Campeões.

 

*Observação: O Supremo Tribunal Federal determinou que o Sport, vencedor do Módulo Amarelo, fosse reconhecido como o campeão brasileiro de 1987. No entanto, o Flamengo, por conta própria, ainda se considera vencedor da competição.

Mais Noticias