Palmeiras vira no sufoco e segue vivo no Paulistão; veja as contas
No sufoco, Verdão bate o Botafogo-SP no Allianz Parque e vai para a última rodada ainda com chances de avançar
20/02/2025 22:51

Estêvão marcou um dos gols da virada do Palmeiras sobre o Botafogo-SP
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O torcedor palmeirense pode respirar aliviado, pelo menos por enquanto. Nesta quinta-feira, pela 11ª rodada, o Palmeiras venceu o Botafogo-SP de virada, por 3 a 1, no Allianz Parque.
Com a vitória, o Verdão se manteve vivo na briga por uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, mas ainda não depende só de si.
A uma rodada do fim da primeira fase, o Alviverde ainda está fora da zona de classificação ao mata-mata. O Palmeiras é o terceiro colocado do Grupo D, com 20 pontos – tem dois a menos que a Ponte Preta (segunda colocada) e o líder São Bernardo, que está em campo neste momento enfrentando a Portuguesa.
Dessa forma, a classificação às quartas de final não depende apenas do Verdão. O Palmeiras precisa, obrigatoriamente, não só vencer seu próximo jogo, mas também torcer por um empate ou uma derrota da Ponte Preta.
O último e decisivo duelo do Palmeiras na fase de grupos do Paulista acontece contra o já classificado Mirassol. A bola rola neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Campos Maia.
Simultaneamente, a Ponte Preta recebe o Red Bull Bragantino no Moisés Lucarelli, enquanto o São Bernardo pega o São Paulo no Estádio 1º de Maio.
Três pontos em #FamíliaPalmeiras! AVANTI! ✅3️⃣
🏆 Palmeiras 3×1 Botafogo-SP
⚽ Estêvão, Facundo Torres e Luighi#PALxBOT pic.twitter.com/o4RqB192gB— SE Palmeiras (@Palmeiras) February 21, 2025
Cenários pela classificação do Palmeiras no Paulistão
Qualquer cenário de derrota ou empate no domingo elimina a equipe palmeirense. Em contrapartida, em caso de vitória do Palmeiras e derrota da Ponte, o Alviverde ultrapassa a Macaca no número de pontos e avança às quartas.
Já em caso de triunfo palmeirense e empate da Ponte Preta, a pontuação das equipes será a mesma, e a decisão de quem vai ao mata-mata será nos critérios de desempate.
O número de vitórias também estaria empatado, então a definição seria no saldo de gols, critério no qual o Verdão leva vantagem neste momento (dez contra seis).
Um cenário de vitória do Palmeiras e duas derrotas do São Bernardo também classifica o Alviverde.
Leia mais: Palmeiras define ‘data limite’ para ter Vitor Roque; veja
Ainda existe a possibilidade do Palmeiras fechar a primeira fase na liderança do Grupo D. No entanto, para isso, seria necessário uma combinação de: vitória do Palmeiras, duas derrotas do São Bernardo e empate ou derrota da Ponte Preta na última rodada.