SÉRIE A

Palmeiras, Atlético e Botafogo se posicionam sobre grama sintética

Três dos cinco times brasileiros que possuem estádios de piso artificial se posicionam após nota de jogadores

18/02/2025 20:44

Dos três, apenas o Galo ainda não tem a grama sintética pronta na Arena MRV

Dos três, apenas o Galo ainda não tem a grama sintética pronta na Arena MRV

Foto: Daniela Veiga/Atlético

A manifestação de diversos jogadores do futebol brasileira contra a utilização da grama sintética causou certa ‘revolta’ em três times: Palmeiras, Atlético e Botafogo. Os clubes já utilizam esse gramado nos seus estádios — o Galo ainda está implementando.

 

Nessa terça-feira (18), ambas as equipes publicaram comunicados oficiais defendendo a manutenção do piso artificial no Brasil.

 

O primeiro deles foi o Palmeiras, que em longo texto, ressalta que não há comprovação científica sobre um aumento de lesões em jogos com a grama sintética. O clube paulista ainda aponta para um estudo de que a incidência de contusões é menor em gramados não naturais.

 

“Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais”, diz a nota oficial.

 

 

 

Além disso, o Verdão é a favor de um maior debate sobre os gramados (naturais e artificiais) do futebol brasileiro, mesmo ponto que o Atlético tomou em seu posicionamento.

 

Prestes a inaugurar a grama sintética na Arena MRV, o Galo alega que possui um certificado máximo da FIFA sobre o novo piso do estádio. A nota, todavia, foi enviada para a imprensa nessa terça (18).

 

“O gramado sintético que está sendo implementado na Arena MRV é possui autenticação da FIFA Quality Pro, a mais alta certificação mundial para gramados sintéticos de futebol. O Atlético reforça a necessidade de um amplo debate sobre a qualidade dos gramados no Brasil, sejam eles naturais ou sintéticos, para que o produto futebol seja cada vez mais valorizado”, disse o clube mineiro.

 

Quem também partiu em defesa da utilização da grama artificial é o Botafogo, atual campeão brasileiro e da Libertadores. O Glorioso questionou o posicionamento de atletas como Neymar, Memphis e Lucas Moura e apela para o lado esportivo.

 

 

 

Em nota, o clube carioca cita a falta de estudos científicos e reafirma que não há vantagem esportiva em jogar no sintético, já que foi o melhor visitante do último Brasileirão.

 

“Em 2023 e 24, com a implementação do gramado sintético, houve um aumento expressivo de partidas realizadas e, mesmo assim, reduziu-se o índice de lesões por jogo, sendo um dos clubes com menos indisponibilidade de atletas ao longo da temporada. […] Aos que alegam desequilíbrio em competições, o Botafogo foi o melhor visitante do Campeonato Brasileiro”, afirma.

 

Palmeiras, Atlético e Botafogo possuem gramado sintético em seus estádios: o Allianz Parque, a Arena MRV, e o Nilton Santos, respectivamente. Além deles, Athletico, com a Ligga Arena, e a Portuguesa, no Pacaembu, também jogam no piso artificial.

 

Leia mais: Após posts de atletas, clubes tomam decisão sobre grama sintética

 

Veja, na íntegra, a nota do Atlético sobre a grama da Arena MRV:

O Clube respeita a opinião desses atletas, porém ressalta que não há estudos científicos que comprovem aumento do risco de lesões em gramados artificiais.

O gramado sintético que está sendo implementado na Arena MRV é o Quality Pro Stadium, que possui autenticação da FIFA Quality Pro, a mais alta certificação mundial para gramados sintéticos de futebol.

O Atlético reforça a necessidade de um amplo debate sobre a qualidade dos gramados no Brasil, sejam eles naturais ou sintéticos, para que o produto futebol seja cada vez mais valorizado.”

Mais Noticias