Nordestinos batem recorde e levam número espetacular à Série A de 2025
Além dos três participantes da Série A, que conseguiram a permanência, outros dois conquistaram o acesso
02/12/2024 13:31
Lucas Figueiredo/CBF
Nesta Série A, três clubes do nordeste representaram a região que, junto à do sul brasileiro, mais representavam clubes da primeira divisão. Agora, outros dois vão se juntar à Bahia, Fortaleza e Vitória na prateleira mais cobiçada entre os clubes do país.
Primeiramente, Sport e Ceará, na última rodada, confirmaram o acesso à Série A em 2025. Terceiro e quarto colocado, respectivamente, rubro-negro e alvinegro representam uma das principais potências nordestinas, somando conquistar importantes no cenário do futebol local.
Com 45 pontos, vencendo o próprio Fortaleza, neste domingo (1), o Vitória eliminou quaisquer chances de rebaixamento. O Leão do Pici, por sua vez, já está matematicamente garantido na Libertadores de 2025. A luta, no momento, é para a vaga diretamente na fase de grupos.
O time comandado por Juan Pablo Vojvoda está, atualmente, na quinta colocação e disputa, com o Internacional, a ocupação no G-4. O Bahia, por sua vez, precisa se manter entre os oito primeiros colocados para disputar na próxima temporada o principal torneio sul-americano.
Série A terá também número ‘massivo e constante’ de paulistas
Mesmo com a enorme possibilidade do Bragantino ser rebaixado, outros dois clubes paulistas confirmaram passaporte para a Série A em 2025. Santos, campeão da segunda divisão, e o Mirassol, vice-campeão, jogarão a primeira divisão.
Contudo, São Paulo, Palmeiras e Corinthians permanecem. Em 2024, quatro paulistas, disputaram a Série A. Todavia, a próxima temporada, a depender do Bragantino, seis clubes participarão da primeira divisão.