SÉRIE A

Não é só o André Jardine! Confira alguns técnicos brasileiros que atuam em vários lugares do Mundo

Lista tem nome de treinador que já deu título inédito para a Seleção Brasileira

04/01/2025 12:56 - Atualizado 04/01/2025 14:42

André Jardine é um dos maiores técnicos da história do América-MEX (Divulgação/América-MEX)

Com o interesse do Botafogo no técnico André Jardine, o Brasileirão fez uma lista com alguns dos técnicos que estão há um bom tempo fora do país e que você nem se lembrava mais. Nomes que fizeram sucesso no futebol nacional e que até conquistaram título inédito para a Seleção Brasileira estão na lista. Confira!

 

André Jardine

Técnico do bicampeonato olímpico do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o treinador passou boa parte da carreira comandando a base do São Paulo. Outros títulos conquistados no futebol de base são a Copa Libertadores Sub-20 (São Paulo), Copa do Brasil Sub-20 (São Paulo) e o Torneio de Toulon com a Seleção Brasileira.

 

Atualmente, André Jardine vive grande fase no futebol mexicano no comando do América do México, um dos maiores clubes da história do país. O treinador brasileiro é tricampeão nacional, conquistando 2 títulos da Liga Mexicana Apertura e 1 da Liga Mexicana Clausura. Conquistas que marcaram o nome do brasileiro no clube, o transformando no comandante mais vitorioso da história do América.

 

(Foto: Divulgação Rede X Juventus)

Thiago Motta

O ítalo-brasileiro Thiago Motta é outro nome de destaque no comando técnico de equipes fora do Brasil. Na Itália, onde se naturalizou e foi por muitos anos titular da Seleção Italiana e teve uma carreira vitoriosa, o comandante fez um trabalho de destaque no Bologna, que voltou após décadas a disputar a Champions League, depois de fazer um ótimo campeonato italiano na temporada passada, com um quinto lugar.

 

Atualmente, Thiago Motta comanda a Juventus, com 26 jogos disputados, 11 vitórias, 13 empates e 2 derrotas.

 

(Foto: Divulgação rede X @alraedclub)

Odair Hellmann

Treinador que ganhou destaque no cenário nacional com o Internacional em 2018 e 2019, Odair Hellman hoje está na liga saudita comandando o Al Raed.

 

Além do Internacional, o treinador teve trabalhos no Fluminense, em 2020, e Santos, em 2023, quando saiu para treinar a equipe da Arábia Saudita. Atualmente pelo Al Raed, o brasileiro tem 15 jogos disputados, 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas.

 

(Foto: Reprodução Instagram)

Rogério Micale

Outro nome conhecido do futebol brasileiro é o de Rogério Micale. O treinador tem passagens por Atlético-MG, Paraná e Figueirense, porém é conhecido por seu consolidado trabalho no futebol de base dos clubes.

 

Micale comandou a Seleção Olímpica que conquistou o ouro inédito para o Brasil no futebol, nas Olimpíadas Rio 2016, além de ter comandado o Figueirense, campeão da Copa São Paulo em 2008.

 

Rogério Micale hoje treina a seleção sub-23 do Egito, que chegou nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

(Foto: Divulgação @AltaawounFC na rede X)

Péricles Chamusca

Com passagens por Botafogo, Coritiba, Avaí e Sport, o treinador brasileiro fez uma temporada sensacional com o Al Taawoun, pelo campeonato saudita, colocando o modesto time na quarta colocação, a frente do Al-Ittihad, time que tem Fabinho e Benzema no elenco.

 

Na equipe do Al Taawoun, o técnico contou com o zagueiro Andrei Girotto, o atacante João Pedro e o goleiro Mailson, ex-Sport. Para a temporada 24/25, o técnico se transferiu para o Neom SC, também da Arábia Saudita, onde já soma 6 vitórias em 8 jogos.

 

 

(Foto: Reprodução Instagram)

Vinícius Eutrópio

O treinador tem uma longa lista de passagens por diversos clubes no Brasil, dentre eles o América-MG, a Ponte Preta e a Chapecoense, foram alguns dos times comandados por Vinícius Eutrópio na carreira. Desaparecido dos holofotes em terras tupiniquins, ele comanda a seleção de Brunei, que fica ao norte da Malásia e da Indonésia. O comandante assumiu a equipe em 2024, vindo do Tacuary, do Paraguai.

 

Pela seleção bruneana, Vinícius Eutrópio fez apenas um jogo contra a Rússia, em novembro do ano passado, tomando uma goleada de 11 a 0.

Mais Noticias