SÉRIE A

Mbappé, Abel Ferreira e MP: curiosidades do treinador do Cruzeiro

Português de 50 anos deixou o Al Ain, dos Emirados Árabes, para assumir o time mineiro

05/02/2025 00:51

Leonardo Jardim, de 50 anos, é o novo técnico do Cruzeiro

Leonardo Jardim, de 50 anos, é o novo técnico do Cruzeiro

Foto: Divulgação/Al-Hilal

O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira a contratação de Leonardo Jardim como novo treinador da equipe principal para a sequência da temporada. Ele chega como substituto de Fernando Diniz, que perdeu o cargo na semana passada.

 

Aos 50 anos, o português soma diversos trabalhos no futebol internacional e alguns títulos, mas também encontros curiosos.

 

Seu primeiro grande clube foi o Braga, de Portugal, na temporada 2011-12. Então, ele trocou o time lusitano pelo Olympiacos, da Grécia, mas ficou lá por apenas 26 jogos em cerca de 6 meses. Também treinou o Sporting por um ano, entre 2013 e 14.

 

 

Treinador do Cruzeiro ‘revelou’ Mbappé

Leonardo Jardim e Mbappe, nos tempos de Monaco

Leonardo Jardim e Mbappe, nos tempos de Monaco — Foto: AFP

Todavia, foi no Monaco em que Leonardo Jardim viveu seu grande momento no futebol europeu. Ele comandou o times francês por pouco mais de 4 anos, somando 233 jogos. Ali, o técnico foi responsável por ‘lançar’ Kylian Mbappé ao mundo.

 

O agora astro do Real Madrid fez sua estreia como profissional em 2015, ainda com 16 anos. O Monaco de Jardim e Mbappé se sagrou campeão francês — feito raro na última década — na temporada 2016-17 e alcançou a semifinal da Champions League.

 

 

No fim de 2018, o português deixou o Monaco, mas retornou cerca de três meses depois para treinar o clube até o fim de 2019.

 

Leonardo Jardim e Abel Ferreira

Abel Ferreira comandou o Sporting simultâneamente a Jardim

Abel Ferreira comandou o Sporting simultâneamente a Jardim — Foto: Bryn Lennon/GettyImages

O novo técnico do Cruzeiro possui uma relação curiosa com um conterrâneo multivencedor no futebol brasileiro: Abel Ferreira.

 

Eles trabalharam juntos no Sporting, na temporada 2013-14, quando o comandante do Palmeiras liderava o time B dos Leões e Jardim estava na equipe principal.

 

Ali começava a carreira de Abel como técnico de futebol. Todavia, enquanto Leonardo Jardim foi para o Monaco, Abel seguiu para o Braga, onde chegou ao cargo de comandante principal pela primeira vez. Depois, ainda treinou PAOK, da Grécia, antes do Verdão.

 

Os lusitanos se encontraram novamente no Mundial de Clubes em 2022, mas em lados opostos. Abel, pelo Palmeiras, foi vice para o Chelsea, que havia eliminado o Al-Hilal de Jardim.

 

Um velho conhecido para o treinador do Cruzeiro: Matheus Pereira

Leandro Jardim e Matheus Pereira no Al-Hilal

Leandro Jardim e Matheus Pereira no Al-Hilal — Foto: Divulgação/Al Hilal

Além do Monaco, alguns dos principais trabalhos de Leonardo Jardim antes de chegar ao Cruzeiro foram no ‘Mundo Árabe’, onde encontrou Matheus Pereira, atual camisa 10 celeste.

 

O português comandou o meia no Al-Hilal, durante a temporada 2021-22. Foi ele o responsável por ‘tirar’ o jogador do West Brom, da Premier League, e levá-lo para a Ásia naquele momento.

 

Matheus Pereira, inclusive, chegou a ter um leve desentendimento com Jardim por causa de uma substituição, mas seguiu como destaque da equipe. Juntos, eles conquistaram a Champions Ásia pelo clube saudita.

 

Leia mais: Cássio abre o jogo sobre futuro no Cruzeiro e cita Flamengo e Palmeiras

 

Recém chegado ao Cruzeiro, Leonardo Jardim deve começar a comandar a equipe apenas na semana que vem, após o clássico contra o Atlético (dia 9). A estreia do novo treinador será contra o Democrata de Valadares, no dia 12, fora de casa.

Mais Noticias