SÉRIE A

Libertadores: Peñarol x Botafogo poderá ser com portões fechados

Órgão uruguaio não pretende atender pedido da Conmebol para que jogo tenha torcedores visitantes; solução seria portões fechados ou mudar de local

29/10/2024 12:52 - Atualizado 29/10/2024 12:54

Peñarol x Botafogo poderá ocorrer de portões fechados, ou mudar de pais

Foto: Vitor Silva - Botafogo

Representantes do Botafogo, Peñarol, Conmebol e órgãos públicos do Uruguai se reuniram na tarde desta terça-feira (29) para definir se os botafoguenses poderão ou não comparecer ao estádio Campeón del Siglo, para o jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores.

 

O imbróglio começou na segunda-feira, quando o ministro uruguaio Nicolas Martinelli divulgou um ofício, afirmando temer represálias da torcida do time de Montevidéu após os confrontos no Rio de Janeiro, na semana passada. Por isso, solicitou à Federação Uruguaia para que a partida, marcada para às 21h30 desta quarta, na casa do Peñarol, fosse realizada com torcida única.

 

Contudo, a Conmebol, entidade máxima que regula o futebol sul-americano, não concordou com o pedido do órgão uruguaio.

 

A reunião teve início ainda pela manhã e as posições de cada um dos envolvidos foi apenas reforçada. O representante do Botafogo enfatizou, a todo momento, que o clube busca apenas o cumprimento do regulamento. Segundo os relatos, o Peñarol diz que seguirá o que as autoridades locais determinaram, e não propôs soluções de segurança para a partida acontecer com as duas torcidas presentes.

 

Complicação pode ter ainda outro desfecho

 

Os dois clubes e a federação uruguaia agora aguardam a decisão final da Conmebol, que pretende cumprir o prometido em comunicado ontem.

 

Diante disso, a tendência é que o jogo deva acontecer de portões fechados — hipótese mais provável —, ou mudar de país.

 

Uma das alternativas seria jogar em Buenos Aires,  cidade que fica próxima a Montevidéu. No entanto, o a Argentina passa por uma greve geral de transportes, que acontecerá no país justamente no dia do jogo. Nem os transportes locais, nem aviões e barcos que chegam ao país devem funcionar neste dia.

 

O Botafogo venceu o jogo de ida no Estádio Nilton Santos, por 5 a 0, e está praticamente garantido na decisão da Copa Libertadores.

 

Leia mais: Conmebol exige presença da torcida do Botafogo contra o Peñarol

Mais Noticias