Jornalistas acusam ingratidão do Palmeiras com Dudu: ‘vergonha’
Imprensa brasileira repercute negativamente a despedida do camisa 7 no Verdão; clube anunciou a rescisão nesta quinta
12/12/2024 21:55
Nas redes sociais, Dudu exibiu alguns dos troféus conquistados pelo Palmeiras
A passagem vencedora de Dudu pelo Palmeiras foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira (12). O clube anunciou nas redes sociais um acordo para rescindir o contrato do atacante. Porém, a despedida do jogador não agradou a alguns jornalistas.
Edu de Menezes, apresentador do programa ‘F90’ (ESPN), chamou atenção para os últimos momentos de Dudu com a camisa do Verdão. Ele deixa o clube sem receber uma grande homenagem no estádio — como as feitas por Flamengo e Grêmio para Gabigol e Geromel, respectivamente — ou mesmo nas redes sociais.
“O que existe de pior para o ser humano é a ingratidão. O Dudu ficou 10 anos no Palmieras. Não ficou dez dias ou dez meses, ficou dez anos. Ele teve que postar a foto no Instagram com as taças. Ele teve que subir no campo, depois, com a família dele, porque ele sabia que seria o último jogo dele. Assim como a diretoria também sabia”, disse o jornalista.
O jornalista também ponderou a situação do camisa 7 na Academia de Futebol. Após negociar com o Cruzeiro e, depois, voltar atrás na decisão, a relação entre atacante e diretoria entrou em rota de colisão. Edu afirma que a gestão da situação por parte do Palmeiras foi ‘vergonhosa’, considerando a idolatria do atleta no clube e com a torcida.
“Podem falar o que quiserem, sobre a gestão do último ano dele, o negócio dele com o Cruzeiro, mas o que eu quero muito é que o Palmeiras faça algo, pelo menos, que já vai ser frio, nas redes sociai. É uma vergonha o que o Palmeiras fez com o Dudu. Não vou entrar no mérito de escolhas do treinador e de elenco, porque cada um tem a sua. Mas a diretoria, a instituição Palmeiras, não pode ser ingrata com um cara que ficou dez anos lá. Nem sequer uma plaquinha? Sabiam que ele não ia ficar”, concluiu.
A única manifestação do Palmeiras sobre a saída de Dudu foi justamente o anúncio de rescisão do jogador. Nas redes sociais, o clube agradeceu pelos anos vitóriosos do camisa 7, mas sem muitas declarações.
‘‘Obrigado, Dudu, pela brilhante trajetória construída com a nossa camisa! Você sempre fará parte da Família Palmeiras!”, diz o comunicado.
A Sociedade Esportiva Palmeiras e o atacante Dudu chegaram nesta quinta-feira (12) a um acordo para antecipar o fim do contrato firmado pelo jogador com o Maior Campeão do Brasil.
Atleta com mais partidas pelo Alviverde neste século, dono de diferentes recordes no Allianz… pic.twitter.com/7fP9HqStQd
— SE Palmeiras (@Palmeiras) December 12, 2024
Quem também criticou a postura palmeirense foi o comentarista Fernando Campos, durante o programa ‘Sportscenter’, também da ESPN. Ele concordou com o encerramente do ciclo de Dudu no clube paulista, mas destacou como inaceitável a forma com que o jogador está de saída.
‘‘Eu acho que a decisão de um fim de ciclo é correta, se você avaliar ali um custo benefício de um jogador que não conseguiu ter sequência. Mas pra mim, a maneira como o Palmeiras está tratando um ídolo do clube, um ídolo que honrou a camisa e que conseguiu se comunicar e gerar um vínculo de proximidade com o torcedor, é inadmissível, é absurda”, disse o comentarista.
Para o jornalista, a polêmica quase transferência para o Cruzeiro abalou a relação, mas não deu fim à idolatria dos torcedores com o camisa 7. Apesar de ainda receber carinho das arquibancadas, Dudu perdeu prestígio com Leila Pereira, presidente do clube, e com o técnico, Abel Ferreira.
O próprio torcedor do Palmeiras, pelo menos a maioria, abraçou o Dudu depois disso. Na época você teve ali uma relação que deu uma estremecida, como outras relações e isso acontece. Mas o amor está ali. A Leila [Pereira] não é maior que o Palmeiras. O Dudu também não é. Mas tem uma relação que merecia de mais carinho. A despedida com post [nas redes sociais] não vai retratar um jogador que, para mim, é o grande símbolo do Palmeiras vitorioso. O Dudu merecia um pouco mais de atenção e o Palmeiras não soube tratar o fim dessa história. É algo inacreditável”, concluiu.
Leia mais: Arthur Cabral, do Benfica, atrai interesse de gigante brasileiro
A saída de Dudu após uma década vitoriosa
Dudu deixa o Palmeiras após quase 10 anos de muita identificação com o clube e com a torcida. Ao todo, ele conquistou 12 títulos pelo alviverde em seus 462 jogos, além de 88 gols marcados e outras 102 assistências.
O destino do atacante de 32 anos tende a ser o Cruzeiro, que ele quase retornou no meio de 2024.