SÉRIE A

John Textor terá que pagar ‘multa recorde’ ao STJD; entenda

Órgão entendeu que o norte-americano não apresentou provas que comprovassem a manipulação de jogos do Brasileirão

27/02/2025 18:05 - Atualizado 27/02/2025 18:14

John Textor terá que pagar valor milionário ao STJD

Foto: Vitor Silva/Botafogo

John Textor, acionista majoritário do Botafogo, e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), chegaram a um acordo. O norte-americano terá que pagar R$ 1 milhão ao órgão em função das acusações sobre manipulações de resultados no Campeonato Brasileiro, feitas em 2023. É a maior multa imposta na história do tribunal.

 

 

 

 

Naquele ano, John Textor surpreendeu o futebol brasileiro ao fazer acusações fortes a respeito dos jogos do Brasileirão. O mandatário do Glorioso declarava que existia manipulação das partidas por parte de árbitros e jogadores.

 

 

Em março de 2024, o empresário apresentou provas ao STJD de que alguns jogos do Campeonato Brasileiro estavam sendo manipulados. Assim, ele citou como exemplo o jogo Palmeiras 5 x 0 São Paulo, afirmando que os jogadores do Tricolor teriam ‘entregado’ a partida. Na ocasião, o Verdão disputava o título brasileiro com o Botafogo.

 

 

 

 

Leia mais: Botafogo terá de superar tabu ‘assombroso’ para ser campeão

 

 

Diante do cenário, um inquérito foi aberto a pedido dos clubes citados, da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Procuradoria Geral da Justiça Desportiva. Porém, o STJD entendeu que as provas de Textor não eram suficientes e enquadrou o dirigente nos seguinte artigos:

 

 

Artigo 243 F cinco vezes: por ofender alguém em sua honra.

Artigo 221 do CBJD – dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva.

 

 

Por fim, John Textor terá 10 dias para pagar a multa de R$ 1 milhão ao STJD. A sugestão de pagamento de multa partiu da própria defesa de Textor, para evitar que ele fosse a julgamento e pegasse até dois anos de suspensão.

Mais Noticias