Jogador do Flamengo terá salário pago pela FIFA até recuperação
Artilheiro do Flamengo na temporada, Pedro terá seu salário 'bancado' pela entidade graças ao Programa da Fifa de Proteção dos Clubes
04/10/2024 09:47

Jogador do Flamengo terá salário pago pela FIFA até recuperação. Foto: Rafael Ribeiro – CBF
O atacante Pedro, do Flamengo, terá seu salário arcado pela FIFA até a sua recuperação na lesão no joelho esquerdo. A entidade comunicou ao clube carioca que irá bancar os custos até o retorno do centroavante.
Artilheiro do futebol brasileiro no ano, Pedro se lesionou em um treino da seleção brasileira antes dos jogos pelas Eliminatórias contra Equador e Paraguai, no mês passado. Como a lesão aconteceu durante um período de Data Fifa, o Flamengo tem direito a receber indenização da FIFA.
Tal fato se deve ao Programa da FIFA de Proteção de Clubes, que existe desde 2012. Nele, os clubes recebem uma compensação da entidade em caso de seus jogadores se lesionem durante compromissos pela seleção e fiquem mais de 28 dias incapacitados.
O montante máximo que a organização pode pagar por jogador lesionado é de 7,5 milhões de euros (aproximadamente 40,1 milhões de reais), tendo o período de ressarcimento um limite máximo de 365 dias.
O Flamengo busca ainda acertar questões dos direitos de imagem de Pedro com a CBF, já que no Brasil é costume que clubes usem direitos de imagem para compor salários.
O camisa 9 rubro-negro tem previsão de retorno aos gramados apenas no meio do ano que vem.