Hugo Souza pode igualar feito de Dida e encerrar jejum do Corinthians na Seleção
Goleiro do Corinthians deve iniciar amistoso contra o Japão nesta terça (14), às 7h30, e tem aval de Ancelotti
13/10/2025 16:07 - Atualizado 13/10/2025 16:08

Brasil encara o Japão nesta terça-feira (14) (Foto: Fabio Giannelli/AGIF
Hugo Souza deve iniciar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, nesta terça-feira (14), às 7h30 (de Brasília), em Tóquio. Se a escalação for confirmada, o goleiro do Corinthians será o primeiro atleta da posição do clube a começar um jogo do Brasil desde Dida, em 2002. A escolha também pode encerrar um período sem jogadores do Timão em campo pela equipe principal, reforçando a presença corinthiana em uma Data Fifa após convocações recentes sem utilização.
Cássio, outro nome de referência do Corinthians, atuou 45 minutos em amistoso com o Japão em 2017, mas entrou no segundo tempo no lugar de Alisson e não iniciou aquela partida. Hugo, por sua vez, soma três convocações sob o comando de Carlo Ancelotti e é visto internamente como opção pronta para ganhar ritmo com a amarelinha. A partida em território japonês torna-se, assim, oportunidade para o arqueiro testar-se no cenário internacional e, ao mesmo tempo, recolocar o clube paulista no time titular do Brasil.
Titularidade de Hugo Souza no Brasil x Japão
Em setembro, Ancelotti já havia sinalizado publicamente a ideia de promover o titular do Corinthians em pelo menos um dos jogos desta Data Fifa, destacando características do jogador na posição. Na ocasião, o técnico afirmou: “Então sim, é algo que estamos pensando e avaliando. O Hugo é verdade que é um goleiro que gosta de pênaltis, ele tem a personalidade, caráter. Então acredito que no próximo jogo, pensamos em dar um jogo a ele, para que ele possa se acostumar ao time”. A fala indica planejamento prévio e consolida a leitura da comissão sobre o momento do atleta.
Além do marco de repetir um feito que não ocorre desde Dida, a presença de Hugo Souza pode encerrar um jejum recente de participação efetiva de jogadores do Corinthians na Seleção. O último atleta do clube a entrar em campo pelo Brasil foi Yuri Alberto, em amistoso contra o Marrocos, em 2023, quando o atacante participou dos minutos finais. Naquela partida, o Brasil foi superado por 2 a 1, e o corinthiano atuou por cinco minutos, convocado à época por Ramon Menezes.
Jejum de jogadores do Corinthians na Seleção
A relação de convocações do Corinthians para a Seleção ao longo da última década mostra participações distribuídas e com minutagens variadas. Em 2023, Yuri Alberto esteve em amistosos por cinco minutos; em 2019, Fagner somou 180 minutos em confrontos preparatórios; em 2017, Cássio jogou 45 minutos e Rodriguinho atuou por 57; em 2015, Renato Augusto acumulou 117 minutos nas Eliminatórias. Entre os goleiros, o gesto de iniciar um jogo remete a 2002, quando Dida, também então jogador do clube, começou uma partida do Brasil. Se confirmado no 11 inicial diante do Japão, Hugo Souza reabre essa trajetória e cumpre a expectativa projetada pela comissão técnica, que já havia indicado a intenção de oferecer ao atleta um jogo para adaptação ao time nacional.