SÉRIE A

Grêmio cobra justiça por suposto ato racista no Beira-Rio

Investigação pode identificar torcedor que praticou ato criminoso no Gre-Nal

21/10/2024 15:56

Lucas Uebel/Grêmio

No Gre-Nal disputado no último sábado (19), o lamentável ato de um torcedor do Inter precisou ser dividido com a repercussão da partida em si. Isso porque um Colorado teria cometido, após o apito final, injúria racial em direção à torcida do Grêmio, visitante na ocasião.

 

O Grêmio fez questão de emitir um comunicado oficial, nesta segunda-feira (21), cobrando por ações da Justiça. Já não é a primeira vez que o lamentável cenário se repete no futebol brasileiro. Recentemente, os casos de racismo vem aumentando dentro dos estádios.

 

“O Grêmio tomou conhecimento de uma imagem feita no último sábado, durante o clássico Gre-Nal, que mostra um torcedor da torcida adversária fazendo gestos em direção à torcida Tricolor que podem configurar o crime de injúria racial”, publicou o Grêmio, em parte da nota.

 

Todavia, em campo, o Inter venceu o Grêmio pela terceira vez consecutiva no confronto. Borré, na metade da etapa final, marcou o único gol da partida. O Colorado segue sendo o sexto colocado na tabela de classificação; agora, com 49 pontos somados.

 

Situação do Grêmio vai ficando cada vez mais complicada

 

A equipe comandada por Renato Gaúcho não consegue se encontrar na temporada. O tricolor tem apenas 35 pontos somados e ocupa, hoje, a 12ª colocação. Ainda assim, é possível chegar à uma competição internacional na próxima temporada.

 

Isso porque o Grêmio está garantindo, pela sua posição na tabela de classificação, a última vaga destinada à um clube brasileiro para jogar a Sul-Americana. Ainda sobre a nota oficial, a diretoria do clube gaúcho deu mais informações sobre o desenrolar do caso:

 

“Durante o domingo, a organização ‘Observatório da Discriminação Racial no Futebol’ se manifestou informando que vai monitorar os desdobramentos do caso. O Grêmio defende que o fato seja investigado pelos órgãos competentes, para que seja devidamente esclarecido, e eventuais medidas cabíveis sejam tomadas”, declarou o Grêmio.

 

O repúdio gremista não parou por aí. No fim da nota, além de prestar as condolências aos que sofreram com o ato, houve uma promessa de que o clube atue, sempre, com clareza e respeito.

 

“O Grêmio repudia qualquer ato discriminatório, como vem fazendo ao longo da sua história, e vai atuar sempre em benefício da inclusão e da verdade dos fatos. E desde já manifesta solidariedade com os torcedores que possam ter sofrido discriminação”, finalizou.

Mais Noticias