SÉRIE A

Galo não perde para times argentinos há mais de uma década

Milito, como argentino, é o primeiro treinador a levar um brasileiro à final da Libertadores

01/11/2024 13:14

Pedro Souza/Atlético

Depois de dois confrontos próximos da perfeição, o Galo bateu o River Plate na semifinal da Libertadores e decidirá o título contra o Botafogo. A equipe do treinador argentino Gabriel Milito foi precisa, quando atuou em casa, e segura, quando mediu forças em Buenos Aires.

 

Primeiramente, em 2021, o Galo também enfrentou o River, mas nas quartas de final do mesmo torneio. Na primeira partida, vitória por 1 a 0, no Monumental de Núñez. Já no Mineirão, outro triunfo, por 3 a 0, o mesmo placar do jogo da ida, nesta temporada, na Arena MRV.

 

Todavia, a última derrota do Galo para um clube argentino aconteceu, inclusive, numa semifinal. Diante do Newell´s Old Boys, em Rosário, o Atlético perdeu por 2 a 0. Futuramente, viria a aplicar o mesmo placar em Belo Horizonte, avançando na disputa por pênaltis.

 

Contudo, na final diante do Olímpia, o cenário se repetiu: derrotas e vitórias pelo mesmo placar da semifinal, e vitória nas penalidades. Ainda assim, na atual temporada, foram seis confrontos diante de argentinos; sendo quatro vitórias e dois empates. Veja:

  • Atlético 2×1 Rosário Central, pela primeira fase da Libertadores
  • Rosário Central 0x1 Atlético, pela primeira fase da Libertadores
  • San Lorenzo 1×1 Atlético, pelas oitavas de final da Libertadores
  • Atlético 1×0 San Lorenzo, pelas oitavas de final da Libertadores
  • Atlético 3×0 River Plate, pela semifinal da Libertadores
  • River Plate 0x0 Atlético, pela semifinal da Libertadores

 

Treinador do Galo é o primeiro argentino a classificar um brasileiro à final da Libertadores

 

Gabriel Milito, treinador atleticano, fez história ao ser o primeiro argentino a levar um clube brasileiro à decisão do torneio internacional. A missão, desta vez, será diante do Botafogo, que jamais venceu a Libertadores.

 

Por fim, o Glorioso, inclusive, já eliminou o Atlético da Copa Conmebol, de 1993, sagrando-se campeão daquele ano. O Galo, inclusive, é bicampeão do torneio, tendo levantado a taça em 1992 e em 1997.

Mais Noticias