Fluminense bate o martelo e vende joia para a Ucrânia; veja valores
Destino já é referência em contratar jogadores brasileiros e promissores que almejam chegar ao primeiro escalão do futebol europeu
04/02/2025 14:35 - Atualizado 04/02/2025 14:36
Lucas Merçon/Fluminense
No Fluminense desde o sub-13, jovem atacante é vendido ao futebol ucraniano por mais de 100 milhões de reais e viaja, ainda nesta terça-feira (4), para se apresentar ao novo clube. A diretoria de ambos os clubes finalizam os detalhes para anunciar, de forma oficial, a transação.
O atacante Kauã Elias está de saída do Tricolor Carioca. O Fluminense concluiu a venda do atleta ao Shakhtar Donetsk por 17 milhões de euros (R$ 101,6 milhões) fixos. A negociação ainda pode alcançar dois milhões de euros (R$ 12 milhões) em bônus por metas.
A apuração é de Giba Perez, Gustavo Garcia e Marcello Neves, do ‘geglobo’. Os valores informados correspondem a 90% dos direitos econômicos do atleta. Todavia, o Fluminense manteve 10% para futuras vendas, visando possíveis lucros financeiros.
Ainda assim, em 47 jogos pela equipe profissional do Fluminense, Kauã marcou oito gols, contribuindo com duas assistências. Do mesmo modo, o jovem atacante esteve presente na campanha da equipe comandada por Fernando Diniz e campeã da Copa Libertadores, em 2023.
Leia mais: Neymar é registrado no BID e já tem data de reestreia no Santos
Ex-jogador do Fluminense vai encontrar brasileiros em novo clube
O clube ucraniano tem a tradição de contratar jogadores brasileiros e ser a ‘porta de entrada’ para jovens promissores que desejam trilhar a carreira na Europa. Atualmente, o elenco do Shakhtar conta com Newerton, Marlon Gomes, Eguinaldo, Pedro Henrique, Kevin e Pedrinho.
Entre os 36 clubes participantes da Champions League, o Shakhtar foi o 27º na tabela de classificação e não seguiu na fase eliminatória da competição. No Campeonato Ucraniano, é o terceiro colocado com 33 pontos, enquanto o Dínamo de Moscou lidera, com 43 somados.