Fluminense avalia Lucho Acosta e mudanças para decidir contra o Lanús no Maracanã
Após perder por 1 a 0 na ida, Renato Gaúcho considera formação mais ofensiva para terça, 21h30, no Maracanã
22/09/2025 20:30

Foto: Marina Garcia/Fluminense FC
Foto: Marina Garcia/Fluminense FC
O Fluminense chega ao jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana em desvantagem após a derrota por 1 a 0 na Argentina e estuda mudanças para o confronto com o Lanús, nesta terça-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Diante da necessidade de reverter o placar, o técnico Renato Gaúcho considera uma escalação mais ofensiva. Uma das possibilidades é a inclusão do meia Lucho Acosta entre os titulares, medida pensada para dar mais construção ao setor criativo e aumentar o volume no campo adversário.
Segundo informação publicada pelo “ge”, a situação de Lucho Acosta ganha força porque o volante Nonato pode não reunir condições de jogo. Ele sofreu uma pancada no pé no duelo de ida e passou por exames de imagem. Caso seja baixa, a comissão técnica avalia abrir mão do trio de volantes para reforçar o meio com um articulador. A alteração alteraria o desenho tático e a dinâmica de saída de bola, com o time sustentando mais presença entre linhas e aproximando os pontas da área.
Escalação do Fluminense contra o Lanús: Lucho Acosta e retornos
Além de Lucho, duas mudanças estão no radar. O lateral-direito Samuel Xavier se recuperou de lesão muscular e participou de jogo-treino, ficando mais perto de retornar. No setor ofensivo, Soteldo tende a ganhar mais minutos, após ser preservado contra o Vitória, no sábado (20), pelo Brasileiro, compromisso em que Renato utilizou formação mista. Com isso, a base do time que pode iniciar no Maracanã tem: Fábio; Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Lucho Acosta; e, no ataque, Serna (ou Soteldo), Canobbio e Everaldo.
Para avançar à semifinal, o Fluminense precisa vencer por ao menos dois gols de diferença. Se a vitória tricolor ocorrer por margem mínima, a disputa será definida nos pênaltis. O Lanús joga pelo empate para assegurar a classificação. Além da vaga, está em jogo a premiação de US$ 800 mil, o que equivale a cerca de R$ 4,3 milhões na cotação atual, valor destinado ao clube que confirmar presença na próxima fase do torneio continental.
Horário e local do confronto decisivo da Sul-Americana
O duelo está marcado para terça-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, palco em que o Fluminense busca transformar o apoio de sua torcida em vantagem competitiva para superar a derrota do primeiro encontro. A direção e a comissão técnica trabalham com a possibilidade de um time com maior capacidade de criação no meio e amplitude pelos lados, cenário que se reforça com os possíveis retornos de Samuel Xavier e a utilização ampliada de Soteldo. Em paralelo, a presença de Lucho Acosta na formação titular é tratada como alternativa para acelerar a circulação da bola e conectar o ataque, diante de um adversário que joga pelo resultado de igualdade.