Flamengo viaja para enfrentar LDU com desfalques
Alex Sandro, Allan e De la Cruz não ficam disponíveis para o técnico Filipe Luís em jogo da terceira rodada da fase de grupos da Libertadores
20/04/2025 14:12

Flamengo viaja com desfalques para o Equador para jogar pela Libertadores (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)
O lateral-esquerdo sofreu um edema na coxa esquerda na última quarta-feira, na goleada sobre o Juventude, e ainda não se recuperou. Os volantes ficam fora devido à altitude.
Allan possui uma condição chamada traços falcêmicos, que requer cuidado para prática de atividade física em lugares com ar rarefeito, porque há menor quantidade de oxigênio transportado no sangue do que uma pessoa normal.
A condição não impede o volante de jogar futebol, mas pode causar desidratação, hipertermia, acidose (desequilíbrio nos níveis de ácido presentes no sangue) e uma alteração regionalizada de oxigenação do sangue. Em altitudes elevadas, esses efeitos são potencializados.
Vale lembrar que recentemente De La Cruz foi dispensado da seleção uruguaia antes da partida diante da Bolívia em El Alto, cidade situada a 4.090 metros acima do nível do mar. O jogador do Fla já relatou mal-estar ao sentir os efeitos da altitude.
A altitude de 2.850 metros de Quito não é considerada das piores, mas o clube promove as ausências por precaução e cuidado com a saúde dos atletas.
As novidades ficam por conta do zagueiro Cleiton, que ficou de fora das últimas quatro partidas por opção técnica de Filipe Luís, e o jovem meia da base Joshua.
O Flamengo é o terceiro colocado do grupo C, com três pontos, atrás de Central Córdoba e LDU, ambos com quatro pontos. O Deportivo Táchira é o lanterninha.