Final da Libertadores terá tecnologia da Copa do Mundo
Conmebol deve oficializar em breve a implementação do impedimento semi-automático, uma novidade no torneio
28/11/2024 20:37 - Atualizado 28/11/2024 20:38
Conmebol irá implementar o impedimento semi-automático na final da Libertadores
A final da Libertadores entre Atlético e Botafogo, neste sábado, marcará a estreia de uma nova tecnologia na principal competição do continente. A decisão utilizará o impedimento semi-automático, popularizado na Copa do Mundo de 2022.
A ferramenta auxilia a arbitragem de vídeo na checagem de impedimentos em jogadas decisivas, como gols, pênaltis ou lances de expulsão. Com a nova tecnologia, não é necessário que o VAR traçe linhas para identificar se há ou não um impedimento.
Diversas câmeras e sensores captam o posicionamento dos jogadores em campo. A Conmebol deve oficializar a novidade para a final da Libertadores muito em breve.
O impedimento semi-automático começou a ser utilizado no Mundial de Clubes 2021, disputado em 2022, em que Chelsea e Palmeiras duelaram na grande final. Entretanto, a tecnologia se tornou popular durante a Copa do Mundo no Catar, com a mídia internacional elogiando a precisão e rapidez da ferramenta.
A final da Sul-Americana, entre Racing e Cruzeiro, no último sábado (23), contou com a tecnologia.
Atualmente, alguns campeonatos europeus, como a ‘La Liga’, já utilizam esse auxílio para a arbitragem. No Brasil, todavia, ainda há empecilhos financeiros e de infraestrutura para a implementação da tecnologia. Veja como funciona:
Oficial: tecnologia semiautomática para marcação de impedimentos será usada na Copa do Mundo, após testes com sucesso na Copa Árabe e no Mundial de Clubes. pic.twitter.com/Rvyoeq2rBM
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) July 1, 2022
Confira a arbitragem da final da Libertadores:
- Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
- Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG)
- 4º Árbitro: Yael Falcón (ARG)
- 5º Árbitro: Cristian Navarro (ARG)
- VAR: Mauro Vigliano (ARG)
- Auxiliares do VAR: Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo (ARG)
Leia mais: Final da Libertadores pode bater recorde histórico neste sábado (30)
Atlético e Botafogo se enfrentam a partir das 17h (horário de Brasília) deste sábado, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.