Ex-Botafogo, Luiz Henrique explica decisão de jogar na Rússia
Atacante recusou propostas de grandes centros da Europa como a Premier League e o futebol italiano
12/05/2025 09:35 - Atualizado 12/05/2025 09:53

Rei da América: Luiz Henrique marcou nome na história do Botafogo em apenas um ano
Foto: Vítor Silva/Botafogo
Grande nome do Botafogo nas conquistas da Série A e da Libertadores em 2024, o atacante Luiz Henrique tomou a decisão de trocar o Brasil pelo Zenit, da Rússia. A saída do jogador rendeu a maior venda da história dos cariocas.
Desde que se destacou pelo Glorioso e chegou à Seleção Brasileira, o ponta já tinha planos de retornar ao futebol europeu em 2025. Ele, todavia, chegou a recusar propostas de grandes centros do velho continente antes de chegar à Russia.
Segundo o atacante, a escolha se deu pelo desejo dos russos em sua contratação:
“Recebi propostas da Premier League, mas aqui na Rússia os caras me queriam mais. Quando a pessoa está te querendo, dando a vida por você, você tem que depositar todo amor, todo carinho por ela. Foi por isso que eu escolhi vir para a Rússia”, disse o jogador ao ‘Lance!’.
A ve da de Luiz Henrique para o Zenit rendeu 35 milhões de euros (cerca de R$ 220 milhões na cotação da época) aos cofres do Botafogo. Os valores representam a maior negociação da história do clube após um ano da sua contratação.
Contudo, antes de desembarcar em São Petersburgo, o ex-camisa 7 do Alvinegro tinha outros interessados no mercado. Além de equipes do futebol inglês, a Fiorentina e o Lyon — outro clube de John Textor — queriam o ‘Rei da América’.
O jogador, no entanto, ressaltou a competitividade do futebol russo.
“Muitos não conhecem, mas na minha primeira impressão, é um campeonato de alto nível, assim como a estrutura do clube, não tem o que falar”, completou Luiz.
Em 11 jogos pelo seu novo clube, ele soma 2 gols e 3 assistências até aqui. Na quarta-feira (14), o Zenit enfrenta o CSKA pelo jogo de volta da final da Copa da Rússia e pode conquistar mais um troféu.
Leia mais: Presidente do Vasco quer ‘roubar’ homem forte da CBF; entenda
Vencedor do prêmio de melhor jogador do continente em 2024, Luiz Henrique permaneceu por apenas um ano no Botafogo. Ao todo, o atacante marcou 12 gols e deu 6 assistências em 55 jogos, além dos dois títulos históricos.