Busca

Botafogo

Entenda porque o Botafogo decidiu demitir Renato Paiva

Estratégia usada na eliminação para o Palmeiras pesa e Textor decide demitir treinador após 23 jogos na equipe

30/06/2025 09:15 - Atualizado 30/06/2025 09:21

Textor faz discurso após a eliminação do Botafogo e decide demitir Renato Paiva

Textor faz discurso após a eliminação do Botafogo e decide demitir Renato Paiva

Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo anunciou na madrugada desta segunda-feira (30) a demissão do técnico Renato Paiva. A decisão de trocar o comando técnico acontece menos de 48 horas após a eliminação no Mundial de Clubes, diante do Palmeiras, nas oitavas.

 

Ele esteve à frente do Glorioso por quatro meses, desde que foi anunciado no dia 27 de fevereiro, após longa ‘novela’ por um substituto de Artur Jorge. Ao todo, o português comandou a equipe em 23 jogos, com 12 vitórias, 3 empates e 8 derrotas.

 

Porém, a eliminação do último sábado (28) foi um peso enorme nas costas do treinador, especialmente pela estratégia para o duelo. Renato Paiva decidiu colocar o Botafogo de forma mais reativa diante do Palmeiras, sendo mais cauteloso que o rival.

 

 

Com isso, o time carioca pouco atacou a defesa palmeirense, teve menos chances de gol e trabalho para evitar a derrota. Não à toa, o goleiro John venceu a eleição de melhor atleta da partida. Todavia, Paulinho, na prorrogação, decretou a vitória Alviverde.

 

36 horas: os bastidores da demissão de Renato Paiva no Botafogo

A saída do técnico português começa até mesmo antes do jogo, quando John Textor, dono da SAF do Alvinegro, anunciou que estaria mais presente na vida do clube. Ele renunciou ao comando do Lyon na última semana.

 

 

Segundo o ‘ge’, horas após a eliminação para o Palmeiras, Textor fez um discurso para todo o elenco do Botafogo, incluindo Renato Paiva. Ele afirmou seu desejo em ver um time mais ofensivo, apesar de estar orgulhoso com a vitória diante do PSG.

 

O plano de jogo mais defensivo diante dos palmeirenses também incomodou alguns jogadores. Os atletas não reclamaram publicamente, mas queriam uma estratégia diferente para as oitavas do Mundial de Clubes.

 

Leia mais: Fluminense pode ter estreia de Soteldo no Mundial de Clubes

 

Em busca de um novo treinador, o Botafogo volta a campo no próximo dia 12, diante do Vasco, no Mané Garrincha (mando do rival), pela Série A.

Mais Noticias