Eleição para presidência da CBF tem resultado antecipado
Pleito acontece apenas no próximo domingo (25), mas candidaturas definem novo presidente de forma antecipada
19/05/2025 11:45 - Atualizado 19/05/2025 11:55

Candidato ‘domina’ federações e será eleito novo presidente da CBF
Foto: Divulgação/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está muito próxima de ter um novo presidente: Samir Xaud. O comandante da Federação Roraimense de Futebol deve ser eleito no próximo domingo (25) o sucessor de Ednaldo Rodrigues.
Segundo o ‘UOL’, Xaud conseguiu apoio de 25 das 27 federações estaduais do país, além de outros 10 clubes das Série A e B. Essa tutela garante a candidatura do mandatário ao cargo na eleição do dia 25.
Para conseguir inscrever sua chapa, ele precisava de um apoio até menor: 8 federações e 5 equipes. O médico e empresário já tem a ‘garantia’ de que vencerá o pleito graças ao insucesso do seu eventual rival, Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista.
Samir Xaud, que deve ser o novo presidente da CBF, veta ideia de camisa vermelha na Seleção Brasileira.
“Não. Camisa brasileira é verde e amarela”, disse o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, em entrevista à CNN.
📸 Ivonisio Lacerda Júnior/ge pic.twitter.com/yA92p93QcO
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 19, 2025
O presidente da FPF tentou se candidatar à presidência da entidade e recebeu um apoio maior dos clubes: 30, no total. Contudo, no âmbito das federações, Reinaldo não recebeu respaldo suficiente para inscrever sua chapa.
Entre os estados, apenas São Paulo e Mato Grosso não foram favoráveis à eleição de Samir Xaud para o cargo de presidente da CBF.
O roraimense, assim, deve ser o único candidato nas eleições desta semana e assumir o posto que era de Ednaldo Rodrigues. O antigo presidente perdeu o cargo após uma ação do STF nos últimos dias.
Botafogo, Palmeiras e Grêmio são os representantes da Série A que dão suporte à candidatura do chefe do futebol em Roraima, mas que recebeu apoio de times do Norte e Nordeste na Série B.
Leia mais: Leila Pereira declara apoio a Samir Xaud em eleição da CBF
A eleição e o resultado oficial do novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol acontece no próximo domingo (25).