Ednaldo perde apoio e federações querem mudanças na CBF
Maioria dos estados que compõem o pleito da entidade assinam documento pedindo novas eleições, sem a presença do cartola afastado
16/05/2025 08:50 - Atualizado 16/05/2025 09:12

Afastado do cargo, Ednaldo Rodrigues não deve participar de eleições na CBF
Foto: Divulgação/CBF
Os bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seguem quentes após o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues, ontem (15), por determinação da Justiça do Rio de Janeiro.
Agora, de acordo com a ‘ESPN’, 19 das 27 federações estaduais que compõem o pleito da entidade retiraram seu apoio ao mandatário. Em manifesto, os órgãos desejam uma chapa única para uma “virada de chave” no futebol brasileiro.
Com o título “Manifesto pela Estabilidade, Renovação e Descentralização do Futebol Brasileiro”, a carta apoia a realização de novas eleições na CBF, sem a presença de Ednaldo.
⚠️ 19 de 27 federações desistem de apoiar Ednaldo Rodrigues e anunciam busca por chapa única para “virar a página” na CBF.
🗞 @ESPNBrasil | @pedroivoalmeida
📸 Reprodução pic.twitter.com/eYAJCMlMUe— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 16, 2025
O documento fala em necessidade de estabilidade, profissionalização e renovação de ideias para a gestão do futebol nacional.
Todavia, as federações de Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Tocantins não assinaram a carta.
Quem assume o controle da CBF interinamente após o afastamento de Ednaldo Rodrigues é o vice-presidente Fernando Sarney. Logo após a divulgação da decisão do Tribunal de Justiça, a entidade anunciou que fará novas eleições para o cargo.
Leia mais: Contrato de Neymar no Santos supera os R$ 100 milhões; entenda
A nota afirma que um novo pleito deve acontecer da forma mais rápida possível, mas ainda sem uma data oficial. Vale lembrar que as últimas eleições da entidade ocorreram há pouco tempo, no mês de março, com candidatura única de Ednaldo.