É campeão! Botafogo vence o São Paulo e conquista o título do Brasileiro
Botafogo vence o São Paulo por 2 a 1 e encerra jejum de 29 anos, conquistando o título do Campeonato Brasileiro 2024
08/12/2024 18:15
Savarino coroou sua excelente temporada com gol contra o São Paulo – Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo coroou a sua grande temporada ao conquistar pela terceira vez o Campeonato Brasileiro. Neste domingo (8), diante de um Nilton Santos lotado de torcedores eufóricos e confiantes, com direito a um lindo mosaico, o Alvinegro venceu o São Paulo por 2 a 1, gols de Savarino e Gregore – William Gomes descontou -, e acabou com um jejum de 29 anos sem o título da competição.
Praticamente uma semana após garantir a sua primeira Libertadores, a equipe ganhou também o Campeonato Brasileiro, abrindo seis pontos do Palmeiras, que perdeu para o Fluminense, no Allianz Parque, por 1 a 0. Com um time forte individual e coletivamente, não deu chances para os rivais durante a temporada e mostrou que vai forte para a Copa Intercontinental, que começa para o Glorioso já nesta semana.
O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (11), quando enfrenta o Pachuca pela Copa Intercontinental. Se vencer, pega o Al-Ahly. Já o São Paulo entra de férias nesta segunda (9) e só volta aos treinos em 2025 para a disputa do Campeonato Paulista.
Com o apoio maciço da torcida, o Botafogo começou o duelo com mais posse de bola e manteve a calma para furar a defesa do time reserva do São Paulo, que poupou os titulares para o último jogo do ano. Apesar disso, não criava chances e tinha pouca efetividade.
Savarino abre o placar para o Botafogo
Aos poucos, a situação começou a mudar. A equipe de Artur Jorge passou a pressionar mais, com uma marcação mais forte. Assim, forçou uma saída errada do São Paulo. Sabino tentou o toque para Santi Longo, que não alcançou. Igor Jesus aproveitou e tocou para Savarino mandar de cavadinha para fazer um golaço para o Alvinegro aos 36.
O gol animou o Glorioso e sua empolgada torcida. Com a vantagem no placar, o futebol vistoso voltou a aparecer. Em lindo lançamento de Marlon Freitas, Alex Telles invadiu a área e tocou para o gol, mas Jandrei salvou. No rebote, Igor Jesus parou novamente no goleiro. O centroavante teve mais uma chance antes do intervalo, porém arrematou mal e mandou para fora.
Na segunda etapa, o Botafogo seguiu soberano na partida, afinal o São Paulo não queria jogo e não chegava ao campo de ataque. Assim, o Glorioso foi criando algumas jogadas perigosas no ataque e mantendo a posse de bola, colocando o Tricolor na roda. Em mais uma linda jogada, Igor Jesus fez o corta-luz e Luiz Henrique obrigou Jandrei a linda defesa.
Gregore faz no fim e garante o triunfo alvinegro
Contudo, apesar de ter amplo domínio da partida, o Botafogo vacilou. Marlon Freitas bobeou na defesa e perdeu a bola para William Gomes, que bateu na saída do goleiro John para deixar tudo igual. A tranquilidade que os cariocas tinham esvaiu-se, e o clima no Nilton Santos passou a ser de apreensão. O duelo ficou morno, com o Alvinegro novamente tentando o gol da vitória, mas sem imprimir muita pressão, e o São Paulo sem apetite para tentar a virada. Luiz Henrique ainda teve uma chance já no fim, mas mandou por cima do gol.
Apesar de o empate já servir para conquistar o título, o Botafogo achou um gol no último minuto. Para coroar uma grande atuação na temporada e eliminar qualquer desconfiança da torcida por conta da expulsão no início da final da Libertadores, Gregore marcou aos 46 minutos após saída errada de Jandrei e garantiu o troféu para o Alvinegro, fazendo a festa da torcida na arquibancada. Título mais que merecido.
BOTAFOGO 2 x 1 SÃO PAULO
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 8/12/2024, às 16h (de Brasília)
BOTAFOGO: John, Ponte, Adryelson, Marçal e Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan, 22’/2ºT) e Almada (Tchê Tchê, 35/2°T); Savarino (Matheus Martins, 22’/2°T), Luiz Henrique (Rafael, 44’/2°T) e Igor Jesus (Tiquinho Soares, 35’/2°T). Técnico: Artur Jorge
SÃO PAULO: Jandrei; Ruan, Alan Franco e Sabino, Igor Vinícius (Michel Araújo, 13’/2°T), Santi Longo, Marcos Antonio (Rodriguinho, 36’/2°T), Rodrigo Nestor e Patryck;. André Silva (Moreira, 26’/2°T) e William Gomes. Técnico: Luis Zubeldía
GOLS: Savarino, 36’/1°T (1-0), William Gomes, 17’/2°T (1-1), Gregore, 46’/2°T (2-1)
Cartão amarelo: Não houve
Cartão vermelho: Não houve
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)