SÉRIE A

Do céu ao inferno: Galo perde Libertadores e pode ser rebaixado

Sem chances de disputar a competição em 2025, alvinegro pode até ficar de fora da Sul-Americana

02/12/2024 12:43

Pedro Souza/Atlético

Há um mês atrás, o Galo vivia a possibilidade de conquistar, em um curto espaço de tempo, a Copa do Brasil e a Libertadores. Saindo frustrado nas duas competições, agora, o cenário é de terra arrasada e de preocupação nesta reta final de temporada.

 

Isso porque além de não garantir vaga na Libertadores e correr o risco, ainda, ficar de fora da Sul-Americana, a equipe comandada por Gabriel Milito ainda não cravou sua permanência na Série A.

 

Contudo, a situação ficaria, em tese, sanada, caso o Galo vença, nesta quarta-feira (4), o adversário que encontrou na semifinal da Copa do Brasil. Às 19h, em São Januário, o Atlético mede forças diante do Vasco, em busca de uma vitória que já não acontece desde 22 de outubro.

 

O último triunfo alvinegro foi diante do River Plate, em Belo Horizonte, por 3 a 0. Entretanto, um empate frente ao clube carioca também garante o Galo na primeira divisão, mas dificulta o cenário visando a vaga na Sul-Americana em 2025.

 

Leia também: Libertadores: três times lutam por duas vagas restantes; veja

 

Segundo os cálculos feitos pelo Departamento Matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem apenas 0,11% de chances para ser rebaixado. Por outro lado, uma derrota no Rio de Janeiro pode aumentar, consideravelmente, esta probabilidade.

 

Galo tem, ainda, dois compromissos em 2024

 

Depois de visitar o Vasco, o Galo recebe o Athletico, na Arena MRV, com portões fechados. Os incidentes ocorridos na final contra o Flamengo ainda são prejudiciais ao clube que precisa jogar sem o apoio do seu torcedor.

 

O confronto ‘direto’ contra o Furacão pode, inclusive, decidir o ano do Atlético, caso a vitória contra o Vasco não aconteça. O time paranaense, inclusive, tem apenas dois pontos a menos que o Galo.

 

 

Mais Noticias