Demissões no Inter após incidente com papéis picados em jogo contra o Flamengo
Clube gaúcho demite funcionários após atraso de 20 minutos no jogo contra o Flamengo pelas oitavas de final da Libertadores devido a excesso de papel picado no gramado.
21/08/2025 19:36

Foto: Tomás Hammes
O Internacional demitiu dois funcionários após o incidente com papéis picados que atrasou o início da partida contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Libertadores, na última quarta-feira (21). O jogo, realizado no Beira-Rio, teve seu início postergado em 21 minutos devido à grande quantidade de papel picado espalhado pelo gramado. O clube gaúcho emitiu uma nota oficial na quinta-feira (22) esclarecendo o ocorrido e confirmando as demissões. Os nomes e setores de atuação dos funcionários demitidos não foram divulgados.
Segundo a nota do Internacional, todas as ações pré-jogo foram planejadas de acordo com as normas da Conmebol. No entanto, a ação com papéis picados deveria ter sido realizada em outro setor do estádio, em menor volume e sem a utilização do material prateado que cobriu o campo e a bola. “Apuramos internamente que foram tomadas decisões não autorizadas pelo Clube na execução da ação. Os responsáveis foram identificados e as medidas cabíveis já foram aplicadas”, afirma o comunicado.
Consequências do incidente
A chuva de papéis picados, que cobriu boa parte do gramado, obrigou o árbitro uruguaio Esteban Ostojich a adiar o início da partida. Imagens mostraram os papéis espalhados pelo campo, inclusive aderidos à bola, que ficou com aspecto prateado. Alguns jogadores chegaram a deixar o gramado e retornar aos vestiários, enquanto outros tentaram auxiliar na remoção dos papéis. O episódio pode resultar em punição para o Internacional por parte da Conmebol. O regulamento da entidade prevê multa por cada minuto de atraso, com valor mínimo de US$ 20 mil para atrasos de até 15 minutos e de US$ 50 mil em caso de reincidência.
Inter admite erro e planeja ações futuras
O Internacional reconheceu o erro na execução da ação com os papéis picados e afirmou que seguirá investigando o ocorrido. “Sobre o episódio dos papéis picados, o Inter informa que projetou a ambientação de jogo para recepcionar o time e a torcida no duelo contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Libertadores, com ações como CO² nas laterais e atrás das goleiras, balões tubulares em áreas do estádio e bandeirões das torcidas organizadas, além do papel picado, todos devidamente previstos e liberados pelo regulamento da Conmebol. Entretanto, a ação deveria ter ocorrido em outro setor do estádio, em menor volume e sem o material prateado”, diz a nota do clube. A partida, válida pelas oitavas de final da Libertadores, terminou com vitória do Flamengo por 2 a 0. O resultado eliminou o Internacional da competição. O clube gaúcho agora concentra seus esforços nas demais competições que disputa na temporada.