Cruzeiro sabe de ‘armadilha argentina’ e pode reparar pesadelo vivido há 15 anos atrás
Final diante do Racing pode servir como passagem ao céu depois de 15 anos sem decidir título internacional
18/11/2024 16:54
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Depois de 15 anos, o Cruzeiro decidirá um campeonato internacional pela 16ª vez em sua história. No entanto, será a primeira oportunidade da Raposa de conquistar a Sul-Americana, extinta Copa Conmebol, quando em 1998 o clube mineiro perdeu para o Palmeiras.
Além desta, foram quatro finais de Copa Libertadores, três decisões de Recopa Sul-Americana, outras quarto finalíssimas de Supercopa da Libertadores, vencendo o Racing, em 1992, quando já havia perdido para o mesmo adversário anos atrás, em 1988.
Leia também: Racing vence último compromisso antes de final contra o Cruzeiro
Contudo, a lista continua. O Cruzeiro chegou às finais da Copa Máster e da Copa Ouro, que também já não são mais disputadas. No entanto, a última decisão internacional aconteceu em 2009, quando a Raposa foi derrotada em pleno Mineirão, de virada.
O Estudiantes, comandado por Sebastián Verón, perdia por 1 a 0, mas virou sobre o Cruzeiro em Belo Horizonte e venceu a Libertadores de 2009. Esta é a chance da Raposa se reabilitar no cenário internacional e conquistar o troféu do torneio em questão pela primeira vez.
Título dá vaga para a próxima edição da Libertadores; Cruzeiro ainda tem chances de classificação pelo Brasileirão
Fernando Diniz pode, pelo segundo ano consecutiva, conquistar uma competição internacional. Em 2023, o técnico ergueu a taça da Libertadores pelo Fluminense, título que o clube carioca venceu de forma inédita.
Por fim, vencendo o Racing, seja no tempo normal, ou na cobrança por pênaltis, caso a partida termine empatada, o Cruzeiro garante sua vaga na fase de grupos da Libertadores em 2025. Está é a oportunidade para o time celeste retornar à competição depois de cinco anos.