Cria do Palmeiras ‘ignorado’ por Abel se destaca na Champions
Atacante já marcou duas vezes na competição europeia e torcedores lamentam pouca utilização no Verdão
24/01/2025 00:29
Cria do Palmeiras, Kevin é destaque do Shakhtar Donetsk
A safra quase sem fim de novos talentos das categorias de base do Palmeiras vem dado muitos frutos ao time principal. De Danilo à Estêvão, a maioria das ‘Crias da Academia’ recebem chances com Abel Ferreira, mas um deles precisou sair do clube para vingar: Kevin.
O jovem atacante está há um ano no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e se tornou um dos principais nomes da equipe. Nesta semana, ele marcou um dos gols da vitória ucraniana na Champions League, contra o Brest (FRA).
Além do gol, seu segundo na competição de clubes mais famosa do mundo, Kevin também se destaca nas estatísticas. O ponta-esquerda é o brasileiro com mais dribles na atual edição, superando nomes como Raphinha, Vini Jr e Rodrygo, por exemplo.
Ele efetuou 19 dribles em 6 partidas até aqui na Champions, além de 37 duelos ganhos, o que são números impressionantes.
Kevin: próximo brasileiro a dar um salto do Shakhtar para um grande centro?pic.twitter.com/ut5b143pNW
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) January 23, 2025
Contudo, o Shakhtar é apenas o 27º colocado e sonha com uma difícil classificação para a próxima fase.
Jóia não teve espaço no Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira
Kevin estreou no profissional em 2021, quando o Verdão utilizou o sub-20 nos jogos finais do Brasileirão e até marcou um gol, mas voltou para a base. Então, ele se consagrou como melhor jogador da Copinha em 2023, além de ser bicampeão.
Seu retorno ao elenco de Abel Ferreira veio no mesmo ano, mas sem muitas chances. Foram apenas 9 jogos, sendo dois como titular e totalizando 275 minutos em campo.
A ausência de Kevin entre os titulares do Palmeiras foi ponto de crítica da torcida, especialmente após a grave lesão de Dudu. Abel buscou soluções como Artur, Breno Lopes e até o lateral Mayke no ataque.
Seu melhor momento foi semi da Libertadores, quando saiu do banco e melhorou o time contra o Boca. Ele, inclusive, converteu um dos pênaltis na eliminação no Allianz Parque.
Em janeiro do ano passado, o Palmeiras vendeu Kevin para o Shakhtar por 12 milhões de euros fixos (R$ 64 milhões na cotação da época).
Leia mais: Palmeiras desistiu de Andreas Pereira? Veja a situação pelo meia
A negociação ainda inclui mais 3 milhões de euros em bônus pelo desempenho do atacante e 10% do valor de uma venda futura para o Verdão.