Copa do Brasil: Flamengo terá rival histórico na decisão se passar pelo Corinthians
Rubro-negro disputará a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians; caso chegue à final, clube carioca terá Vasco ou Atlético no caminho
01/10/2024 09:53 - Atualizado 01/10/2024 09:57
Copa do Brasil: Flamengo terá rival histórico se passar pelo Corinthians. Foto: Paula Reis/Flamengo
A Copa do Brasil 2024 está em seus momentos decisivos. As semifinais do maior mata-mata entre clubes do Brasil começam na próxima quarta-feira (02/10), com dois grandes duelos: Flamengo x Corinthians e Atlético x Vasco.
A edição deste ano traz uma peculiaridade sob a perspectiva do caminho rubro-negro. Caso o clube carioca elimine o Corinthians, certamente terá um rival histórico em seu caminho para conquistar a taça.
Isso porque na outra semifinal estão Vasco e Atlético, dois dos maiores (senão os maiores) rivais do Flamengo na história.
Flamengo e Vasco já disputaram final de Copa do Brasil
Flamengo x Vasco é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Em uma rivalidade que já dura mais de 100 anos, os dois clubes com as maiores torcidas do Rio de Janeiro sempre levaram públicos gigantescos ao Maracanã. Daí veio o apelido ‘Clássico das Multidões’ ou ‘Clássico dos Milhões’.
Rubro-negros e cruz-maltinos, além das incontáveis finais de estadual, já estiveram frente a frente também em uma decisão de Copa do Brasil, em 2006. Na ocasião, melhor para Flamengo, que venceu as duas partidas da final, por 2 a 0 e 1 a 0.
Flamengo x Atlético: a maior rivalidade interestadual do Brasil?
A enorme rivalidade entre Flamengo e Atlético começou a ser construída nos anos 80, quando os dois times disputaram várias partidas decisivas, entre torneios nacionais e Copa Libertadores.
Em 1980, as equipes fizeram a final do Brasileirão. Após uma vitória de cada, o Flamengo foi campeão por ter feito melhor campanha na semifinal.
Um ano depois foi a vez do confronto mais polêmico entre os dois times. Urubu e Galo disputavam por uma classificação na Libertadores e faziam um jogo de desempate em campo neutro, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O jogo foi encerrado aos 37 minutos do primeiro tempo, após o Atlético ter cinco jogadores expulsos pelo árbitro José Roberto Wright. O time carioca foi declarado vencedor por W.O.
Em 1987, Atlético e Flamengo se confrontaram na semifinal da Copa União. O Flamengo venceu as duas partidas e terminou campeão do torneio, vencendo a final contra o Internacional.
27 anos depois, foi a vez dos atleticanos darem o troco. O Atlético eliminou o Flamengo da semifinal da Copa do Brasil, conseguindo reverter um placar muito adverso. Mesmo perdendo a primeira partida no Maracanã por 2 a 0 e saindo atrás no Mineirão, o Galo foi buscar uma reação histórica. Venceu por 4 a 1 e foi à final, sendo campeão diante do maior rival Cruzeiro.
Em 2022, ambos fizeram a final da Supercopa do Brasil, competição que voltou a figurar no cenário nacional, envolvendo o campeão do Brasileirão (Atlético) e o da Copa do Brasil (Flamengo) do ano anterior. Os times empataram por 2 a 2, em jogo realizado em Brasília. Nos pênaltis, 8 a 7 para o Galo.
Por fim, neste mesmo ano, mineiros e cariocas se cruzaram nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Galo venceu por 2 a 1 o jogo da ida, no Mineirão. Na volta, o Flamengo venceu por 2 a 0 e eliminou o time atleticano.