CONMEBOL anuncia e final da Sul-Americana será na altitude
Entidade fará homenagem a bicentenário da Bolívia, que receberá sua primeira final continental em jogo único na história
21/05/2025 09:20 - Atualizado 21/05/2025 09:22

Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, receberá final da Sul-Americana, anuncia a CONMEBOL
Foto: Divulgação/CONMEBOL
A CONMEBOL anunciou na noite de terça-feira (20) a cidade sede para a final da Sul-Americana desta temporada. O torneio, que conta com a participação de sete times brasileiros, terá sua primeira final única na altitude.
Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que está a 400 metros acima do nível do mar receberá a grande decisão da competição, mas ainda sem uma data definida. A confirmação veio através de uma publicação do presidente da entidade, Alejandro Domínguez.
De acordo com o mandatário, a escolha da cidade boliviana acontece em homenagem aos 200 anos da independência do país em 2025. Além disso, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) comemora um século de existência neste ano.
¡Rumbo a #LaGranConquista! Santa Cruz de la Sierra recibirá la final de la CONMEBOL @Sudamericana 2025.
Bolivia será anfitrión en el año en que celebra su Bicentenario y el Centenario de la Federación Boliviana de Fútbol (FBF) pic.twitter.com/Txas5UDS85
— Alejandro Domínguez (@agdws) May 20, 2025
Todavia, a CONMEBOL ainda precisa decidir qual estádio receberá a final da Sul-Americana em Santa Cruz de La Sierra. O Ramón Tahuichi Aguilera, casa do Blooming e do Oriente Petrolero, deve ser o palco da grande decisão.
Esta será a sétima final de ‘Sula’ a ser disputada em jogo único, porém a primeira na Bolívia e também na altitude. Apenas o Paraguai, a Argentina e o Uruguai receberam o torneio continental desde 2019.
Em 2024, o encerramento da competição aconteceu em Assunção, no estádio La Nueva Olla — assim como em 2019 —, com vitória do Racing diante do Cruzeiro.
Leia mais: Conmebol determina data para sortear Libertadores e Sul-Americana
Na atual temporada, sete times brasileiros estão disputando a Sul-Americana: Atlético, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória. A Raposa, no entanto, fez campanha ruim na fase de grupos e está fora do mata-mata.
Sedes das finais únicas da CONMEBOL Sul-Americana
- 2019 – Paraguai (Estádio General Pablo Rojas, em Assunção): Independiente del Valle 3 x 1 Cólon
- 2020 – Argentina (Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba): Defensa y Justicia 3 x 0 Lanús
- 2021 – Uruguai (Estádio Centenario, em Montevidéu): Athletico 1 x 0 Red Bull Bragantino
- 2022 – Argentina (Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba): Independiente del Valle 2 x 0 São Paulo
- 2023 – Uruguai (Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado): LDU 1 x 1 Fortaleza (4 x 3 nos pênaltis)
- 2024 – Paraguai (Estádio La Nueva Olla, em Assunção): Racing 3 x 1 Cruzeiro