Conmebol abre processo disciplinar por racismo em jogo do Palmeiras
Torcedor do time peruano imitou um macaco em direção aos palmeirenses no momento em que deixava o estádio
04/04/2025 10:46

Torcedor do Sporting Cristal imita macaco em direção a palmeirenses Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Conmebol abriu um processo disciplinar para investigar gestos racistas de um torcedor do Sporting Cristal em direção à torcida do Palmeiras na noite desta quinta-feira (3), na estreia da fase de grupos da Libertadores. O Verdão venceu a partida por 3 a 2.
Torcedor do Sporting Cristal imitando macaco para a torcida do Palmeiras no Peru.
@wirthsep pic.twitter.com/bK98oD6azw
— Planeta do Futebol
(@futebol_info) April 4, 2025
Diante disso, o Palmeiras voltou a se manifestar nas redes sociais, repudiando o ato e exigindo providências por parte do Sporting Cristal e das autoridades. Além disso, o perfil do clube paulista afirmou também que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater o racismo.
Leia mais: Em sete minutos, Palmeiras ganha preocupação para a temporada
O que a Conmebol pode fazer?
O artigo 15 do Código Disciplinar da Conmebol prevê uma multa de 100 mil dólares para clubes cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas. A pena inclui casos envolvendo questões raciais, de sexo, orientação sexual, etnia, idioma, credo e origem.
Além disso, em casos de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de 400 mil dólares. O clube pode ainda sofrer a punição de jogar partidas com portões fechados, proibição de entrada de torcedores e exposição de mensagens contra a discriminação.