SÉRIE A

Confira tudo que está em jogo para cada um dos dez duelos da 38ª rodada do Brasileirão

Jogos definem campeão, último rebaixado e classificados para as competições da Conmebol em 2025

08/12/2024 09:46 - Atualizado 08/12/2024 10:52

Lucas Figueiredo/CBF

Destes, apenas um não se classificou à fase de grupos da Libertadores,

O Brasileirão chega à sua rodada final cheio de emoções a serem escritas, com todos os dez jogos da 38ª rodada se iniciando às 16h, horário de Brasília. Esta será a nona vez na era dos pontos corridos da competição que a decisão do título ficará reservada para a última rodada. O Botafogo recebe o São Paulo, no Nilton Santos, e o Palmeiras encara o Fluminense, no Allianz Parque, na briga pelo título. Mas a competição não tem “apenas” esta disputa em jogo, a última rodada promete muito mais aos torcedores.

 

Desde que adotou o sistema de pontos corridos, em 2003, o Brasileirão conheceu seus campeões na última rodada em oito oportunidades, sendo as edições de 2004 (Santos), 2005 (Corinthians), 2008 (São Paulo), 2009 (Flamengo), 2010 (Fluminense), 2011 (Corinthians), 2020 (Flamengo) e 2023 (Palmeiras). Outra curiosidade é que nunca o time que ocupava a vice-liderança terminou com o título.

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

 

Até agora, o Campeonato Brasileiro definiu os seus seis classificados para a fase de grupos da Libertadores, mais um na fase prévia. Uma equipe está garantida na Sul-Americana, sem chances de ir ao outro torneio da Conmebol. Confira:

 

Classificados à fase de grupos da Libertadores: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza, São Paulo

 

Classificado à fase prévia da Libertadores: Corinthians

 

Garantidos na Sul-Americana e brigam por Libertadores (uma vaga): Bahia, Cruzeiro e Vasco

 

Classificado à Sul-Americana: Vitória

 

Brigam pela Sul-Americana (três vagas): Grêmio, Juventude, Atlético-MG, Fluminense e Athletico-PR

 

Lutam contra o rebaixamento (um cai): Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR e Bragantino

 

Rebaixados: Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá

 

Além do título, das vagas para os torneios da Conmebol e da briga pelo rebaixamento, a competição premia a posição final das 16 equipes que permanecem na elite do futebol brasileiro para 2025. Logo, a última rodada é a chance de cada equipe melhorar suas colocações e garantir um valor a mais nos cofres.

Troféu será dado a artilheiro do Brasileirão pela primeira vez (Créditos: Rafael Ribeiro/CBF)

 

Ainda há uma premiação especial este ano para o artilheiro do Brasileirão, o Troféu Roberto Dinamite, anunciado neste sábado pela CBF, será dado ao atacante que mais tentos marcar nesta edição, além de uma premiação em dinheiro.

 

O que vale cada confronto da rodada

 

Grêmio x Corinthians (Arena do Grêmio)

  • O Grêmio precisa de um empate para se garantir na Sul-Americana.

 

  • Será a despedida de Pedro Geromel, ídolo do Grêmio. Depois de 11 anos no clube, o zagueiro irá se aposentar.

 

  • Yuri Alberto, do Corinthians, tenta se isolar na artilharia. Com 14 gols, ele lidera o ranking ao lado de Alerrandro, do Vitória. Com um gol, o atacante pode passar Pedro, do Flamengo, e terminar 2024 como artilheiro do Brasil no ano.

 

Atlético-MG x Athletico-PR (Arena MRV)

  • Os dois lutam contra o rebaixamento e seguem com chances de classificação à Sul-Americana.

 

Bahia x Atlético-GO (Fonte Nova)

  • Uma vitória garante o Bahia na fase prévia da Libertadores. O Tricolor não disputa o torneio continental desde 1989. O Dragão está rebaixado e tenta não terminar o Brasileirão na lanterna.

 

Flamengo x Vitória (Maracanã)

  • O Flamengo está garantido na fase de grupos da Libertadores e não sairá da terceira posição. O principal atrativo para a equipe carioca no Maracanã é a despedida de Gabigol.

 

  • O Vitória escapou do rebaixamento e se assegurou na Sul-Americana de 2025. Com 14 gols, Alerrandro disputa a artilharia do Brasileirão e lidera o ranking no momento, ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians.

 

  • O Vitória ainda pode mirar outro objetivo: se garantir na terceira fase da Copa do Brasil 2025. Isso acontecerá se o time baiano terminar na nona posição, com um triunfo no Rio de Janeiro, desde que o Cruzeiro perca para o Juventude, e o Vasco não vença o Cuiabá.

 

Bragantino x Criciúma (Nabi Abi Chedid)

  • O Bragantino joga pela permanência. Uma vitória garante a equipe na Série A de 2025. Empate ou triunfo do Criciúma rebaixa o time paulista.

 

Fortaleza x Internacional (Castelão)

  • Fortaleza e Inter disputam ponto a ponto a quarta posição no Brasileirão, que rende uma premiação melhor.

 

Cuiabá x Vasco (Arena Pantanal)

  • É improvável, mas o Vasco ainda tem chance de ir à Libertadores. Tem que vencer o Cuiabá, torcer para o Cruzeiro não vencer o Juventude e por uma derrota do Bahia. Além disso, teria que tirar uma diferença de 12 gols de saldo para o Tricolor baiano.

 

  • O Vasco está garantido na Sul-Americana e pode assegurar um lugar direto na terceira fase da Copa do Brasil 2025 se terminar o Brasileirão na nona posição. O Cuiabá está rebaixado e tenta não terminar na lanterna.

 

Juventude x Cruzeiro (Alfredo Jaconi)

  • O Juventude garantiu sua permanência e tenta confirmar a presença na próxima Sul-Americana. Seria sua segunda participação no torneio. O Cruzeiro disputa com o Bahia a última vaga na fase prévia da Libertadores. O time mineiro está um ponto atrás dos baianos.

 

Botafogo x São Paulo (Nilton Santos)

  • O Botafogo precisa de um empate para ser campeão brasileiro, ou simplesmente que o Palmeiras não vença o Fluminense. O São Paulo não muda de posição e está garantido na fase de grupos da Libertadores.

 

Palmeiras x Fluminense (Allianz Parque)

  • O Palmeiras sonha com o título. Precisa vencer e torcer pela derrota do Botafogo contra o São Paulo.

 

  • Com 13 gols, Estêvão briga pela artilharia do Brasileirão. Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória) lideram o ranking no momento.

 

  • O Fluminense luta contra o rebaixamento. Uma vitória pode garantir classificação à Sul-Americana.

Mais Noticias