Como chega o Pachuca, adversário do Botafogo no Intercontinental
Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (11), no Catar; momento do Glorioso torna-o favorito no duelo
10/12/2024 09:43 - Atualizado 10/12/2024 12:57
Pachuca será o primeiro adversário do Botafogo na Copa Intercontinental
O Botafogo inicia sua caminhada na Copa Intercontinental nesta quarta-feira (11), às 14h, contra o Pachuca do México, no Catar. Ao contrário do Glorioso, que vive o melhor momento de sua história, o clube mexicano não vem de uma boa reta final de ano e chega com olhares de desconfiança ao torneio.
OLÁ or HOLA? Buy tickets for the FIFA Derby of the Americas Qatar 2024! Botafogo 🇧🇷 v CF Pachuca 🇲🇽. 11 December-Stadium 974.
For Champions Only!#FIFAIntercontinentalCup pic.twitter.com/BXxl2QVdly
— Qatar 2024 (@FICQatar) December 10, 2024
Mesmo assim, no entanto, os mexicanos conseguiram se classificar para a competição internacional. Isso porque, ainda no primeiro semestre, os ‘Tuzos’ conquistaram a Copa dos Campeões da Concacaf, ao derrotar o Columbus Crew, dos Estados Unidos, por 3 a 0 na final.
Por outro lado, o rendimento pelo campeonato nacional, no segundo semestre, não foi bom. Pelo torneio Apertura, competição que acontece entre os meses de julho e dezembro, a equipe ficou apenas em 16º lugar, de 18 times participantes. Assim, nem chegou a se classificar para a fase mata-mata, que reúne os oito melhores times.
Na Leagues Cup, torneio que envolve equipes do México e dos Estados Unidos, o desempenho também foi negativo. O Pachuca até passou pela fase de grupos, com uma vitória nos pênaltis e uma derrota para New York Red Bulls e Toronto, respectivamente. Porém, na segunda fase, caiu para o Tigres.
Assim, somando todas as competições que disputou em 2024, o Pachuca venceu apenas um dos seus últimos oito jogos. O clube não entra em campo desde o dia 09 de novembro, quando foi derrotado pelo Juárez, no encerramento da primeira fase do Apertura. Portanto, a partida contra o Botafogo acontecerá 30 dias após o último compromisso.
Pachuca pode surpreender o Botafogo?
Levando em conta o sistema defensivo do time mexicano, o alvinegro carioca pode ficar otimista. Afinal, o Pachuca sofreu gol nas suas últimas 17 partidas, enquanto o Botafogo é dono de um dos melhores ataques do Brasil. Apenas no Brasileirão, foram 56 gols marcados pelo Fogão.
No entanto, o Pachuca tem nomes conhecidos em seu elenco. O principal é o atacante Solomón Rondón. O experiente venezuelano, de 35 anos, chegou do River Plate no começo do ano e é o capitão e artilheiro do clube em 2024, com 25 gols. Rondón é também companheiro de Savarino, craque do Botafogo, na seleção venezuelana.
Outro destaque que merece atenção é o meia Oussama Idrissi, no futebol mexicano desde o ano passado. O marroquinho é o garçom da equipe, com 14 assistências em 2024. Quem também integra o elenco dos Tuzos é o zagueiro Eduardo Bauermann, ex-Santos e América-MG.
O treinador é o uruguaio Guillermo Almada, no comando do Pachuca desde 2021. Por lá, além do título da Concachampions deste ano, conquistou também o Apertura em 2022. Antes disso, teve grande passagem pelo Barcelona de Guayaquil, levando a equipe equatoriana à semifinal da Libertadores, em 2017.
Retrospecto do Pachuca em Mundiais
Levando em consideração as edições ‘antigas’ do Mundial de Clubes, esta será a quarta participação do Pachuca no torneio. O time teve seu melhor desempenho em 2017, quando caiu para o Grêmio na semifinal e ficou com a terceira colocação. Nas outras vezes em que disputou a competição, terminou em quarto lugar em 2018, e em quinto, em 2007 e 2010.
Pelo cenário internacional, é o único clube mexicano a vencer uma competição da Conmebol – a Copa Sul-Americana de 2006.
Leia mais: John Textor, do Botafogo, brinca sobre Real Madrid: ‘time pequeno’