Comercialização de cerveja no estádios brasileiros está ameaçada
Para concretizar nova lei, comissões ainda analisarão tal projeto
04/11/2024 17:21
Shutterstock/Reprodução
Para muitos, a ida aos estádios de futebol fica ainda mais atrativa pela prática de beber cerveja. Seja com os amigos ou familiares, a “cultura” já é de certa forma objetificada. Entretanto, um projeto pode fazer com que o hábito pare de existir em todo o Brasil.
Em São Paulo, por exemplo, é proibida a comercialização de cerveja no interior do estádio. A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, no entanto, a paralisação das vendas de bebidas alcóolicas em todo o Brasil.
“Apesar de a violência praticada por torcedores não ter um único agente causador, o consumo de bebida alcóolica pode ser um dos agentes desencadeadores de conflitos violentos, inclusive no futebol”, justifica o deputado Delegado da Cunha (PP-SP).
Ainda assim, o projeto segue num caminho conclusivo e terá análise das comissões da Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Outra mudança na lei seria com a presença de garrafas de vidro no raio de 500 metros ao redor do estádio.
Reação pela paralisação das vendas de cervejas é extremamente negativa
Nas redes sociais, muitas pessoas que costumam frequentar estádios foram contra à decisão. Contudo, o argumento é de que tal proposta não reduz a violência e ainda atrapalha muitos comerciantes dentro, e fora dos estádios.
Leia também: Estudante perde ENEM ao ser furtado por flamenguistas; entenda o caso