América-MG luta contra matemática para evitar desastre que não ocorre desde a última década
Lisca Doido tem dura missão no comando do Coelho e crê em 'remontada' americana
29/09/2024 23:43 - Atualizado 29/09/2024 23:55
Lisca
Clube presente na disputa da Libertadores em 2022, o América corre atrás para estar presente, em 2025, na Série A do Brasileirão. Hoje, o Coelho ocupa a sétima colocação na tabela de classificação, com 44 pontos somados. Ainda assim, o estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), calcula que o decacampeão mineiro tem apenas 16% de chance para conquistar o acesso.
Para o torcedor do América, retornar à elite do futebol brasileiro é o maior objetivo do clube que em 2022, chegou a disputar, pela primeira vez em sua história, a Copa Libertadores. Para retornar à competição internacional, em 2026, os comandados pelo técnico Lisca Doido precisam evitar o que seria um desastre para o clube alviverde.
Isso porque o América não permanece na segunda divisão do Brasil, por dois anos consecutivos, desde 2020, quando conquistou o acesso com a mesma pontuação (73) da campeã Chapecoense. Desde então, nas temporadas seguintes, o Coelho se manteve no primeiro escalão do futebol brasileiro.
Entretanto, o desafio para o América é mais complicado do que se imagina. Restando nove rodadas para o fim do torneio, muitos clubes estão no páreo para disputarem, em 2025, a Série A do Brasileirão. O setor matemático que analisa a probabilidade dos clubes brasileiros que disputam a Série B estima, que para conquistar o acesso de forma garantida, será necessário a soma de ao menos 68 pontos.
Isso indica que o Coelho precisaria, em 27 pontos disponíveis, somar 28 – deixando ainda mais nítida a ‘missão impossível.’ Por outro lado, se calcula que o numero mágico esteja entre os 61 e os 63 pontos, tornando a tarefa mais acessível. O próximo compromisso do América será diante do Coritiba, na sexta-feira (04/10), às 19h, na Arena Independência.