Clube mineiro vai das ‘cinzas’ até a Série B do Brasileiro em seis anos
Athletic, clube do interior de Minas Gerais, retorna ao futebol profissional e chega até a segunda divisão nacional em seis anos; veja mais
07/10/2024 10:46 - Atualizado 07/10/2024 13:18
O Athletic, clube de São João del Rei, interior de Minas Gerais, confirmou o acesso para a segunda divisão do futebol brasileiro ao derrotar o Londrina por 2 a 1, no último sábado (05). A conquista carimba uma trajetória meteórica do clube mineiro nos últimos anos.
Ressurgimento do clube
Muitos podem não saber, mas o Athletic Club é um dos clubes mais antigos do Brasil. Fundado em 27 de junho de 1909, a agremiação de São João del Rei estava há algumas décadas sem atuar no futebol profissional, retornando aos gramados em maio de 2018.
Nesse mesmo ano, o Esquadrão de Aço conseguiu o acesso ao Módulo 2 do futebol mineiro. O alvinegro passou uma temporada na segunda divisão estadual, até conseguir o acesso ao Módulo 1, no ano seguinte.
O retorno à elite do Mineiro
No dia 29 de novembro de 2020, na reta final do estadual, o Athletic estava na segunda posição do quadrangular, com oito pontos, um à frente do Betim, adversário da última rodada. Bastava um empate para o Alvinegro garantir o acesso. E ele veio.
O empate em 1 a 1 contra o Betim levou o Athletic à primeira divisão estadual, onde o clube se encontra até hoje.
A transformação em SAF e a fase vitoriosa
O Athletic deu um passo importante em direção à modernidade e à sustentabilidade do projeto. Em dezembro de 2021, o clube oficializou a venda de 49% da associação para a empresa V2 Participações, dos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira e se tornou uma Sociedade Anônima do Futebol.
Durante os anos seguintes, o Athletic foi demonstrando seu valor no cenário estadual. Foi campeão mineiro do Interior, em 2022, e da Recopa mineira, em 2023. Nesse tempo, ainda deu trabalho para os gigantes Cruzeiro e Atlético nas semifinais do Campeonato Mineiro de 22 e 23, respectivamente.
Em 4 de março de 2023, se sagrou bicampeão mineiro do interior, ao derrotar o Ipatinga.
Seis meses depois, em setembro, o Esquadrão garantiu presença na Série C de 2024. O time de São João del Rei fez uma grande primeira fase, com 29 pontos conquistados em 42 possíveis, terceira melhor campanha da etapa de grupos entre 64 equipes.
O acesso à terceira divisão veio ao eliminar o Bahia de Feira, com placares de 2 a 0 na ida, em Feira de Santana, e uma derrota de 1 a 0, no Mineirão. O placar agregado de 2 a 1 a favor garantiu a participação na Série C.
A confirmação da trajetória meteórica
O Athletic conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro na última rodada da segunda fase da Série C. A equipe jogava por um empate diante do Londrina, mas venceu o clube paranaense por 2 a 1 em São João del Rei.
Com isso, o Alvinegro chegou aos 10 pontos e conquistou a primeira posição e a vaga na final da Série C do Brasileirão. A equipe enfrenta o Volta Redonda em duas partidas, buscando um inédito título para sua sala de troféus.
Leia mais: Série B: veja qual a pontuação mínima para o acesso