CBF quer implementar sistema ‘anti-cera’ nas competições; veja
Medida visa acabar com a demora no reinício das partidas provocadas pelos tradicionais gandulas
20/01/2025 11:21
Sistema multibolas já é utilizado na Inglaterra
A CBF vai incluir uma regra para evitar a demora nas reposições de bola em suas competições, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Trata-se do sistema multibolas, em que as bolas são postas fixas em determinados pontos do campo, em vez de ficaram nas mãos dos gandulas.
CBF vai incluir mecanismo “anticera” no Brasileirão e na Copa do Brasil.
Trata-se do sistema multibolas, em que as bolas serão postas fixas em pratos ou cones em determinados pontos do gramado, e não mais nas mãos dos gandulas.
A ideia é acabar com a cera dos gandulas quando o… pic.twitter.com/jYflTD9QKm
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 20, 2025
Tradicionalmente, retardar o reinício do jogo (a famosa cera) é uma pratica comum no futebol brasileiro, principalmente, quando o time mandante está vencendo o jogo. Por isso, o departamento de competição da CBF resolveu implementar tal medida, a fim de resolver um problema recorrente em seus torneios.
Com isso, a entidade vai introduzir no Regulamento Geral de Competições de 2025 a obrigatoriedade do sistema multibolas, em todas as competições oficiais.
Ainda não se sabe todos os detalhes, como número de pontos para as bolas e os locais. Podem ser pratos ou cones. O sistema, inclusive, já vem sendo utilizado no Campeonato Paulista, com 16 bolas disponíveis em locais estratégicos ao redor do gramado. A Premier League, da Inglaterra, é outra liga que adere ao mecanismo multibolas.
Leia mais: Copa São Paulo: saiba tudo sobre as semifinais da competição